Moradores do Bairro Teixeirão, em Cacoal, denunciaram a morte de dois equinos em uma chácara por maus-tratos. Segundo os moradores, os animais eram deixados na propriedade por até uma semana sem receber alimentação e água. A Polícia Militar e o Centro de Controle de Zoonose (CCZ) foram acionados para verificar a situação. O tutor não foi localizado e deverá ser notificado e autuado por maus-tratos.
Segundo o funcionário de uma instituição que fica localizada próxima ao local onde estavam os animais, o mau cheiro começou no domingo (13). “Quando senti o odor e percebi que era do terreno ao fundo, fui até o local e vi uma égua morta. Liguei para a policia, e registrei um boletim de ocorrência”, contou o funcionário, que não quis se identificar.
De acordo com a dona de casa Luzia Delfino de Jesus, de 40 anos, é recorrente ver o vizinho levar animais e deixar na chácara, sem retornar para alimenta-los. “Esses cavalos já ficaram até oito dias sem receber água e comida. O dono da chácara deixa os ‘bichinhos’ e some”, contou a dona de casa, revoltada.
O responsável pelo CCZ em Cacoal, Léo Oliveira, contou que o centro foi acionado pela PM sobre a situação de maus-tratos. Ao comparecer no local, foi constatado o óbito dos animais.
A equipe do CCZ foi até o endereço do proprietário da chácara, mas ele não foi localizado. Segundo o órgão, após notificado, o responsável será autuado por maus-tratos de animais. A multa pode variar de R$ 60 a R$ 3 mil.
Enquanto o dono da chácara não for encontrado, os restos dos animais irão permanecer no local, pois, segundo Léo, a zoonose não pode fazer a destinação por se tratar de propriedade privada.
Fonte: G1