EnglishEspañolPortuguês

Cavalos, vacas e bois estarão disponíveis para adoção responsável em Santa Isabel (SP)

17 de março de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma proposta inédita, médico veterinário da secretaria de Saúde de Santa Isabel entrou na justiça para recolher das ruas os animais de grande porte que foram abandonados.

Veterinário da secretaria Municipal de Saúde de Santa Isabel entrou com mandato de busca a apreensão e o Departamento de Zoonoses de Santa Isabel recolherá animais de grande porte como cavalos e burros abandonados na cidade: “A medida é para impedir que esses animais que se alimentam na maioria das vezes de lixo, morram por alguma infecção ou até mesmo atropelados”, disse o médico veterinário da secretaria de Saúde, Dr. Henrique Marcelo Guerin.

Dr. Henrique explica que se aumentou o número de animais abandonados no centro de Santa Isabel: “A presença destes animais na região central tem preocupado até mesmo os próprios moradores, porém muitos que denunciam o abandono, não procuram os devidos canais o que dificulta o trabalho de nossa equipe”, disse o veterinário que ressalta que toda e qualquer denúncia precisa ser feita diretamente com o departamento de Zoonoses.

Mesmo não sendo uma denúncia formal, o Departamento tomou ciência de que havia cavalos abandonados próximo ao Bairro 13 de Maio, através de fotos publicadas por moradores na rede social. Dr. Henrique conta que foi juntamente com sua equipe, até o local e procuraram os responsáveis pelos animais, mas não o encontraram. A partir dessa situação o médico resolveu entrar com um mandato de busca e apreensão junto ao Fórum de Santa Isabel: “Procuramos pelos tutores  que não se manifestaram, não podemos deixar estes animais abandonados. Fuçando lixeira, eles correm um sério risco de ingerirem uma sacola plástica e se isso acontecer pode levar o animal a óbito em questão de minutos”, explica.

Mesmo sem um lugar definido ainda para receber estes animais o profissional salienta que assim como já ocorre à feira de adoção para os animais domésticos, como cães e gatos, também será feito com os animais de grande porte: “Nosso principal objetivo é recolher estes animais, dar a eles o tratamento necessário e em seguida doá-los para que eles possam ter uma vida normal no campo e longe do perigo da cidade”, destaca.

“Um exemplo da necessidade que o município tem de adotar a proposta do Veterinário”, ressaltam os técnicos do departamento da Zoonoses, “foi o atendimento realizado na Praça da Matriz de Santa Isabel na sexta-feira, dia 07, em que uma égua flagrada se alimentando de restos de lixo apresentou sérios problemas de saúde e precisou inclusive tomar soro ainda no local”, recordam.

O Departamento pretende iniciar a feira de adoção ainda este ano: “Antes de planejar a feira temos que contar com o apoio de toda a população para denunciar qualquer abandono ou maus-tratos contra estes animais”, diz o Veterinário. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 11 4656-4444.

Com o apoio do Veterinário Adelino a Secretaria prestou socorro a égua, um Boletim de Ocorrência de maus tratos, foi registrado pela secretaria de Saúde

Fonte: Jornal O Ouvidor

Você viu?

Ir para o topo