O vídeo acima captura um flagrante que ilustra de forma incontestável a capacidade dos animais de amar, se relacionar e agir de acordo com estímulos que envolvem sentimentos.
Após perceber que um dos integrantes da manada de cavalos selvagens, perde o equilíbrio afetado por um mal estar e cai no chão subitamente, os demais se reúnem ao redor dele para ajudá-lo com lambidas, mordidas leves e empurrões de cabeça, tudo numa tentativa solidária de socorrê-lo.
O raro espetáculo foi testemunhado na cordilheira de Westerwald, no estado de Rhineland-Palatinate (Alemanha).
Ingo Gerlach, 65, estava fotografando o rebanho de 18 cavalos islandeses quando percebeu que um deles havia se isolado dos demais.
O cavalo marron acizentado de dois anos de idade aparentava não estar bem, cambaleando com as pernas bambas.
O fotógrafo, que é de Betzdorf (Alemanha), conta que assistiu ao cavalo cair primeiro sobre os joelhos com as pernas da frente e em seguida desabar no chão.
De início. Ingo pensou que o animal estava apenas cansado ou rolando sobre suas costas para remover pulgas ou carrapatos, movimento comum entre os cavalos.
Mas depois que o cavalo permaneceu imóvel e caído, demostrando que havia algo errado, um de seus companheiros começou a se aproximar dele.
“O cavalo negro rapidamente chegou até o companheiro caído no chão e começou a motivá-lo a levantar-se” conta Ingo, que começou a filmar a cena imediatamente.
Imagens tocantes mostram o cavalo negro se aproximando do animal caído aparentemente doente e cutucando-o carinhosamente com a cabeça.
Ao perceber que o cavalo caído não estava respondendo ao estímulo inicial, o cavalo negro começa então a mordê-lo levemente nas pernas, o que leva o companheiro a sentar-se.
Mas assim que consegue ficar em pé, suas pernas começam a tremer e ele cai no chão novamente.
Dois outros cavalos então, um malhado e outro cavalo negro de crina bege – juntam-se à equipe de ajuda, mordendo as orelhas do amigo caído.
A tentativa de levantá-lo se repete várias vezes, com os três cavalos reunidos estimulando várias partes do corpo do animal caído cada vez que ele cai de novo.
Finalmente, após algum tempo de instabilidade, o cavalo fragilizado parece conseguir a força e o equilíbrio necessários para ficar e se manter em pé, os outros então se juntam, esfregando-se contra ele em uma clara demonstração de apoio e afeto, como se dissessem: “você não esta sozinho”.
Ingo enfrentou as temperaturas de 2ºC negativos na cordilheira montanhosa para registrar a preciosa exibição de amor, amizade e solidariedade entre os animais. O evento durou cerca de uma hora e meia e ocorreu dia 13 de dezembro. Ele afirma satisfeito: “O frio perdeu a importância. O cenário era simplesmente muito raro e tocante para que algo mais fizesse diferença”.
Amante da natureza, o fotógrafo que têm observado a manada durante três anos, tentou pesquisar sobre o comportamento dos animais, mas não encontrou referências para tanto.
Apenas no dia seguinte ele soube pelo tutor dos animais que o cavalo marrom acinzentado, vítima do mal-estar, provavelmente sofreu uma cólica, dor abdominal causada pelo sistema digestivo do animal.
Contudo o fotografo alega que nunca havia visto um comportamento como este antes e a cena afetou a forma como se relaciona com os animais: “Os cavalos estavam realmente tentando salvar seu amigo da morte”, conclui ele.
Embora cenas como esta façam parte do cotidiano dos animais elas são ignoradas pela humanidade com a conveniência da crença errônea de que os animais são inferiores ao ser humano e não tem sentimentos de dor, angustia e sofrimento.
Eles não só os tem, como tem também possuem sentimentos de lealdade, amizade e fraternidade, como tão bem nos mostram os cavalos mostrados neste vídeo emocionante.