EnglishEspañolPortuguês

DENÚNCIA

Cavalos são encontrados machucados e com sinais de desnutrição em fazenda de Campinas (SP)

22 de fevereiro de 2022
Thayanne Magalhães
2 min. de leitura
A-
A+
Cavalo encontrado com sinais de desnutrição em fazenda de Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)

Animais sendo maltratados em fazendas têm se tornado notícia constantemente. Nesse domingo (20), mais uma denúncia de sofrimento dos animais foi feita, dessa vez em uma fazenda de Sousas, distrito de Campinas (SP), onde alguns cavalos e uma égua foram resgatados em condições de maus-tratos.

Segundo divulgou o G1, quem denunciou a situação foi o professor de artes marciais Gilson Gomes. Ele visitava o local e, ao ouvir um barulho emitido por um dos animais, resolveu verificar o que estava acontecendo.

“Cheguei aqui a tarde e escutei o barulho de um animal agonizando. Solicitei a um dos moradores que me levasse até o local, de repente, poderia ajudar ou fazer alguma coisa ou até chamar a ONG que atende casos de maus-tratos em Campinas. Cheguei aqui, verifiquei e me deparei com uma situação muito triste, lastimável”, disse.

A Guarda Municipal foi acionada e, quando chegou à fazenda, encontrou cavalos com sinais de desnutrição, soltos pelo pasto e outros presos em baias sem comida e com água suja. Além disso, uma égua foi encontrada caída com ferimentos na cabeça e muito magra.

O funcionário público Pedro Prezotti Fillho, que mora próximo da fazenda, afirmou que os animais não são cuidados da maneira correta já há algum tempo.

“Nunca vi nenhum veterinário vir aqui fazer uma consulta no animal, prescrever alguma medicação. Nunca vi também algum carregamento específico de feno ou alguma ração.”

O responsável pelos animais  foi identificado como Clóvis Fouster. Ele arrendou parte da fazenda para a criação. Ele alegou que “não fica 24 horas dentro de casa e durante uma saída, a égua se machucou.

Segundo o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, o responsável foi encaminhado à delegacia, mas liberado na sequência. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial da cidade.

O DPBEA ainda informou que os animais permanecem no local e que foram submetidos a uma avaliação por uma equipe direcionada à fazenda nessa segunda-feira (21).

Você viu?

Ir para o topo