Por Camila Arvoredo (da Redação)
A condição dos cavalos “é um implacável sinal da situação atual”, com o colapso irlandês frente à crise de 2008 e uma dívida que derrubou o governo do Primeiro-Ministro Brian Cowen. A taxa de desemprego na Irlanda está acima de 13%; a economia permanece em recessão após o seu encolhimento de 15% desde 2008 e a Irlanda aceitou um pacote de 85 bilhões de euros e as medidas mais austeras provindas da Europa assinalou reportagem do blog “Care2”.
Em tempos de crise econômica, os cavalos que custam ao redor de 40 dólares por dia tornam-se um luxo. Como afirmou a reportagem do jornal “New York Times”, dezenas de cavalos vagam pelas estradas que vão de Dublin a Dunsink, onde se pode ver montes de lama, marcando os túmulos dos cavalos mais fracos, mortos pelo inspetor de bem-estar animal, quando eles não suportam mais a dor, sem conseguir morrer. Em fevereiro, o jornal “Irish Times” relatou que grupos de bem-estar animal, como a “Sociedade Irlandesa de Prevenção à Crueldade Animal”, acreditam que o abandono dos cavalos alcançou níveis jamais vistos.
Os cavalos costumavam ser explorados para “esportes” tradicionais na Irlanda. Mas com o corte de mais de 20 milhões de dólares nos próximos quatro anos e com uma diminuição de 10% da renda da classe média irlandesa e pessoas das classes mais baixas, os cavalos simplesmente deixaram de ser levados em conta.
O “New York Times” descreve a cidade de Dunsink como um local tradicional de criação de cavalos, onde mesmo aqueles que não possuem terras ou estábulos podem criar seus animais soltos nas redondezas. Agora, a cidade se tornou um local abandonado e um cemitério de cavalos, sendo que alguns deles acabarão sendo vendidos no “Mercado de Cavalos de Smithfiled”, um evento sem regulamentação e que acontece uma vez por mês no terreno de uma antiga destilaria ao lado do Rio Liffey em Dublin, onde cavalos são vendidos ou para servir como animais de estimação ou para produção de carne, isso por menos de 15 dólares.
A “Sociedade Irlandesa de Prevenção à Crueldade Animal” tem uma capacidade limitada e um orçamento de apenas 500.000 dólares para cavalos e pôneis. Enquanto eles lidam em média com 26 cavalos ou pôneis feridos ou doentes, o número aumentou para 106 em 2009. Este ano, ao redor de 115 animais foram encontrados até agora.