Um cavalo se feriu em um acidente com um veículo no município de Canelinha, em Santa Catarina. Explorado para puxar carroça, o cavalo desprendeu-se do veículo de tração animal e, na pista contrária, bateu em um carro onde estavam três adultos e uma criança. O animal e as pessoas tiveram ferimentos leves.
Outro cavalo também era forçado a puxar a carroça no momento do acidente. Não há, no entanto, informações que indiquem que ele tenha se ferido. O acidente aconteceu na última terça-feira (25).
O animal que se feriu bateu no carro, subiu no capô, quebrou o vidro da frente e ficou com uma das patas presas ao volante do automóvel. Apesar da gravidade do acidente, ele sofreu apenas cortes nas patas e passa bem.
O cavalo foi socorrido e, depois, devolvido ao tutor. A mulher, uma das ocupantes do veículo, precisou ser levada a um hospital de Florianópolis.
Nota da Redação: a ANDA repudia a exploração de cavalos em carroças e lembra que, além de ser uma prática cruel para os animais, trata-se também de uma atividade que ameaça a vida de animais e humanos, devido ao risco de acidentes como o ocorrido em Santa Catarina. Cavalos, assim como quaisquer espécies de animais, não existem para servir aos seres humanos. Eles não devem, portanto, ser forçados a carregar peso e a realizar quaisquer atividades senão aquelas que eles mesmos decidirem executar. Obrigar animais a puxar carroças, deixando-os exaustos e, devido aos maus-tratos, muitas vezes levando-os à morte, é desumano. Carroças e charretes devem ser substituídas por carrinhos elétricos, permitindo que pessoas e objetos sejam transportados sem que os animais tenham que sofrer para isso.