Por Fernanda Franco (da Redação)
Uma reportagem exibida recentemente, durante o Jornal do Almoço, veiculado pela RBS TV, mostrou um cavalo sendo obrigado a atravessar as águas geladas que separam a Ilha dos Marinheiros da Ilha do Pavão, no RS. O pobre animal, mesmo sob um frio intenso, teve que percorrer, ao lado de um remador, aproximadamente 1 km, nadando de um lado a outro do Guaíba.
Avalon, o cavalo vítima desse ato covarde, demonstrou claramente que não queria entrar na água. Ainda assim, Lico, o sujeito responsável pelo feito sádico, insistiu em forçar o animal à infeliz travessia.
Visivelmente contrariado com a agressão, e por mais que o homem tentasse dominar o cavalo com seus gestos bruscos, o animal recuava insistentemente das águas gélidas, chegando a derrubar o remador, numa tentativa desesperada de se defender e se livrar do opressor.
O repórter da matéria transmitida pela RBS TV refere-se ao episódio de maus-tratos como se estivesse diante de “uma aventura inusitada”.
A triste cena da travessia entre as ilhas durou 20 minutos.
Assista, aqui, ao vídeo da reportagem:
Nota da Redação: Forçar o cavalo a fazer algo alheio à sua natureza, e ainda sob condições estressantes, que violam a sua integridade física e psicológica, caracteriza um evidente ato irresponsável e criminoso de maus-tratos contra o animal. Ainda mais deprimente é o apoio que a mídia sem consciência confere à violência. Para saciar seus impulsos sádicos, o ser humano deve aprender que não tem o direito de usar os animais, sejam humanos ou não humanos. Mais um episódio lamentável que depõe contra a dignidade humana.