EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO

Cavalo com carroça tomba em avenida de Campos (RJ) e moradores se mobilizam para ajudar o animal

9 de janeiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução

Um cavalo que carregava uma carroça cheia de um material que aparenta ser entulho ou areia tombou na tarde da última quinta-feira (15) na Avenida 28 de Março, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

O caso foi registrado em vídeo por pessoas que presenciaram a cena.

As imagens mostram o animal no chão e pelo menos seis homens tentando desvirar a carroça. É possível ouvir o homem que gravava o vídeo conversando com outra pessoa e falando que o animal tombou por conta do sobrepeso da carroça.

Nas redes sociais, moradores se mostraram indignados com o caso. Entre os comentários dos internautas estavam críticas ao uso de animais para puxar carroças sobrecarregadas, que é recorrente na cidade, segundo os moradores. Os comentários também pedem alguma ação da Prefeitura sobre o caso.

Problema antigo na cidade

A Lei Estadual nº 7194, de 7 de janeiro de 2016, proíbe o uso de animais para situações de fretamento, transportes de cargas, materiais ou pessoas, nas áreas urbanas e rurais em todo o estado do Rio de Janeiro. A Lei diz que, quem cometer a infração será responsabilizado por maus-tratos.

Apesar da Lei Estadual, em 2016, a Prefeitura de Campos se posicionou a favor dos carroceiros e liberou o uso de tração animal na cidade.

Em 2020, a Prefeitura publicou a Lei complementar nº 015 do dia 7 de janeiro que instituía o novo plano diretor da cidade. Um trecho dessa lei diz que o município ia “Elaborar política pública para adequação do tráfego de carroças de tração animal em toda a área urbana, nos termos da legislação, oferecendo alternativas viáveis para substituição dos animais pelo carroceiros”.

Foto: Reprodução/Instagram

O g1 entrou em contato com a prefeitura para saber quais avanços foram obtidos em relação ao uso de transporte com tração animal e aguarda o retorno.

Sobre o caso registrado nessa quinta, o g1 entrou em contato com a Prefeitura de Campos para saber se o CCZ, que é o Centro de Controle de Zoonoses, foi acionado. O município disse que não houve acionamento, já que não seria uma atribuição do CCZ.

O g1 também entrou em contato com a Polícia Militar para saber se a PM foi acionada para atender ao caso de maus-tratos e aguarda o retorno.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo