A cena é chocante: magro, quase cadavérico e bufando, um cavalo está agonizando desde quarta-feira (26) em uma ruela de Xangri-lá, no Litoral Norte do RS. Indignados com a situação, moradores e veranistas tentavam, nesta manhã, dar um pouco de conforto ao animal.
– Eu só queria pegar o dono desse cavalo que fez isso com ele – bradava o dentista de Montenegro, Saulo Dulubio Rodrigues da Silva, 61 anos.
Ele e a mulher, Marta, viram o animal agora de manhã e correram atrás de baldes com água. Só que o cavalo sequer tinha forças para beber. Saulo ainda tentou arrastar o bicho para a sombra, com ajuda de outro vizinho. Acabou se machucando. Foi aí que tiveram a ideia de buscar um guarda-sol. Enquanto isso, Marta batia de casa em casa atrás de uma mangueira para tentar refrescar o “bichinho”.
– Infelizmente, esse tipo de coisa é comum aqui. Acontece todo ano – reclamou Marta.
Em meio às tentativas de reanimação, Cláudio Salinas gritava, indignado:
– Desde ontem, esse animal está aí. Ligamos para o 190, da Brigada Militar, e não vieram. Disseram que era com a prefeitura. Ninguém apareceu.
Em meio à confusão, a reportagem fez contato com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar. O policial que atendeu disse que não tinha conhecimento do fato e que não poderia deslocar ninguém porque todas as viaturas estavam atendendo outras ocorrências.
Procurada pela RBS TV, a prefeitura também informou que desconhecia o fato. Cerca de uma hora depois, uma equipe da Vigilância Sanitária chegou ao local para avaliar a situação.
Fonte: Zero Hora