Como resultado direto de uma campanha popular na Catalunha, o Parlamento vai debater proposta para proibir a realização de touradas. Nesta sexta-feira, os parlamentares devem discutir alterações na Lei de Proteção Animal catalã. Atualmente todos os animais, exceto os touros e cavalos utilizados em touradas, são protegidos por essa lei.
Informações: a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) está apoiando a campanha “Prou” (“Basta”, em português) pelo fim do tratamento cruel de touros e cavalos em touradas. A Plataforma “Prou” é composta de cidadãos espanhóis que “deram um basta” à recusa do Parlamento em reconhecer o seu desejo por uma proibição.
A Plataforma liderou a Iniciativa Legislativa Popular (PLI), em favor de uma proibição de touradas na Catalunha e, no tempo previsto, recolheu três vezes o número necessário de assinaturas para forçar uma votação no Parlamento regional.
A votação desta sexta é a primeira das três fases no processo parlamentar para conseguir a proibição. A vitória é essencial para passar à segunda fase, que consiste no debate em si e é esperado para março. A terceira e última fase será a votação sobre a alteração da legislação.
Fonte: Jornale