EnglishEspañolPortuguês

Castração ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças em cães e gatos

23 de janeiro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Recomendada tanto para machos quanto para fêmeas, a castração precoce praticamente elimina as chances de desenvolvimento de tumores de testículo, cânceres de mama e outras doenças do aparelho reprodutor.

Ao contrário do que muita gente pensa, a castração pode trazer inúmeros benefícios aos animais e deve ser considerada mais como um ato de proteção à saúde do que algo que como motivo de sofrimento para o animal. Diretora do Hospital Veterinário Pet Care, a médica veterinária Carla Alice Berl, revela que a castração precoce de cães e gatos pode evitar o aparecimento de tumores de testículo, cânceres de mama, infecções na próstata, no útero e pseudocieses, conhecida por todos como gravidez imaginária.

A especialista explica que nas cirurgias de castração são retirados os órgãos reprodutores dos machos e fêmeas. “No cão e no gato macho retiramos os testículos. Nas cadelas e nas gatas retira-se o útero e ovário”, diz. “Ressalto a importância da retirada dos ovários também na castração de fêmeas, pois isto nem sempre ocorre e o animal continua tendo cio, o que pode atrair machos e ocasionar a transmissão de doenças venéreas”. Carla esclarece ainda que a produção de hormônio pelos ovários também é um dos fatores que podem levar à ocorrência de pseudocieses e tumores de mama.

A época ideal para submeter o animal a uma cirurgia de castração é entre o quarto e sexto mês de vida. “A anestesia de animais com idade menor a 120 dias é um procedimento de maior risco”, pontua. “Ao mesmo tempo não podemos esperar muito, pois o animal está chegando à fase adulta e pode criar hormônio dependência”. A diretora do Pet Care ressalta ainda que se a cirurgia for feita nesse período é possível evitar consequências como o ganho de peso e o sedentarismo, que são típicos de animais castrados em idade avançada.

Ainda de acordo com a especialista, a ideia de que se a fêmea der uma cria não vai ter câncer de mama ou infecções no útero e que se o macho acasalar ficará mais calmo é errada. “Muitos proprietários, mesmo não querendo filhotes de seus animais, relutam em fazer a cirurgia por acreditarem nesse mito”.

Antes da cirurgia o animal deve passar por uma avaliação clínica completa. O custo das cirurgias de castração variam de clínica para clínica. Em algumas cidades camapnhas promovidas por ONGs ou mesmo por prefeituras, rewalizam o procedimento cirúrgico gratuitamente. O tempo de recuperação desses animais varia para cada caso, mas gira em torno de 7 a 10 dias.

Serviço:

Hospital Veterinário Pet Care – Avenida Giovanni Gronchi, 3001 – Morumbi – São Paulo/ SP -Fone: (11) 3743-2142 e site: www.petcare.com.br

Fonte: Jornal Campos do Jordão

Você viu?

Ir para o topo