Nos últimos cinco anos, os moradores da cidade Villanueva del Trabuco, na Espanha têm enfrentado um aumento no número de gatos atropelados, feridos e abandonados nas ruas. Em resposta a esse problema, em 2019, um grupo de moradores se uniu para iniciar um programa de esterilização entre outros cuidados para os gatos em situação de rua.
Atualmente, 25 voluntários dedicam-se ao resgate e à proteção desses animais, apesar do crescimento dos atos de crueldade contra as colônias felinas na cidade localizada na província de Málaga.
“Os ataques e o vandalismo aos abrigos e comedouros que instalamos são frequentes, assim como os abandonos, que ocorrem durante todo o ano, mas com maior incidência no verão, que é quando há mais uso indevido de pistolas de ar comprimido”, explicaram fontes próximas ao grupo, que foi criado há três anos com o objetivo de unir diferentes organizações, indivíduos e voluntários com princípios comuns em defesa dos direitos animais.
Um total de 184 esterilizações foram realizadas desde a criação do projeto, o que ainda é insuficiente, apesar de agora terem mais facilidades graças ao apoio do conselho municipal. “Agora eles nos dão comida, nos forneceram carteirinhas de voluntário e estão trabalhando para identificar as colônias de gatos, mas o problema continua porque há pessoas na cidade que não se importam e, embora as denunciemos, a falta de pessoal devido ao fato de ser uma cidade pequena é um problema”, disse um dos moradores em entrevista ao Diario Sur.
Eles disseram que é complicado castrar todos os gatos, pois os abandonos não param e novas ninhadas aparecem.
De acordo com os voluntários, os infratores, cuja identidade é desconhecida, sempre agem à noite, aproveitando o fato de que as pessoas estão dormindo e não há vigilância policial, levando em conta que a Guardia Civil atualmente cobre cinco municípios da área local, então os oficiais não são vistos diariamente e os criminosos se aproveitam dessa lacuna na segurança pública.
“Quatro gatos com tutores foram feridos por balas de chumbo, de fato, um deles foi encontrado morto no mesmo parque onde passeava todos os dias. E a isso podemos somar a destruição de abrigos, comedouros, apedrejamento, mutilação de caudas e até envenenamento dos mais indefesos”, acrescentou o grupo.
Ciente dessa situação, a prefeitura de Villanueva del Trabuco está pedindo uma maior “reflexão e civismo” para acabar com os inaceitáveis atos de crueldade que continuam a ser cometidos contra as colônias de felinos no município.
A prefeitura também apelou à responsabilidade de todos os moradores do município em relação ao alto número de abandono, pois há cada vez mais gatos abandonados no município, o que agrava a situação.
Os tutores também foram lembrados que é essencial que todos castrem e coloquem microchip em seus animais domésticos para evitar a proliferação descontrolada e o abandono.