Por Laura Píffero ** (em colaboração para a ANDA)
Uma placa fixada em um casa do bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, causou indignação dos protetores de animais e polêmica nas redes sociais.
O recado no muro dizia: “Perigo, veneno constante na grama: devido a falta de educação das pessoas donas de cachorros que deixam suas fezes na grama. Preserve a saúde do seu cão”. O caso foi denunciado ao Ministério Público (MP) no dia 13 de agosto, mas o como está em sigilo, o MP não pode se manifestar. A denúncia ao órgão foi feita pela Organização Pela Dignidade dos Animais Abandonados (Ondaa), o presidente da ONG, Leandro Mello, afirma que juntar as fezes dos animais é uma obrigação do dono, mas nada justifica o ato da moradora da casa, que pode prejudicar crianças e cães
abandonados. “A educação evitaria tanto as fezes dos cães na rua, quanto o ódio incitado na placa”, disse ele. A reportagem entrou em contato com a dona da casa, mas ela preferiu não se manifestar.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) participou ontem de uma audiência no Ministério Público e entregou também relatório do ocorrido. “Só podemos fazer algo após decisão do MP, que decidirá se fará ou não o encaminhamento da denúncia”, disse o diretor de Proteção Ambiental da Prefeitura Volnei Campagnoni. A Semam também fez um rastreamento em locais perto da casa para averiguar se havia algum animal com problemas de envenenamento, mas não foi encontrado nenhum problema.
** Matéria publicada no portal Jornal NH, cedida à ANDA