Placas usadas para propaganda eleitoral retiradas no mês de junho na Cidade del Este, no Paraguai, foram usadas pela prefeitura para construir casinhas para gatos e cachorros sem lar. “Por ordem do prefeito Hugo Benítez Avalos, procedemos à construção de casas provisórias para alguns animais que estão sem teto e em situação de rua, e assim poder dar abrigo a eles nos dias frios”, relatou a página da prefeitura no Facebook.
As casinhas construídas foram levados a grupos de resgate da cidade, que conseguiram pensar os locais mais críticos onde os animais mais necessitavam de proteção.
O aproveito de materiais que iriam para o lixo para construção de casinhas para animais necessitados foi inspirado em movimentos anteriores similares “Vimos que havia vários materiais nas ruas que poderiam ser melhor aproveitados antes de ir para o lixo. Então, como estava chegando o frio intenso, principalmente nesta região do país, surgiu o projeto de fazer um abrigo para animais que estão nas ruas”, informou Karen Gonzáles, diretora de Gestão Ambiental do Município de Ciudad del Este para o site paraguaio Crónica.
Busca em grupo por matérias-primas das casinhas
Os materiais para as casinhas foram adquiridos através do trabalho coletivo dos funcionários da prefeitura. A inciativa serviu tanto para achar as matérias primas quanto limpar as ruas de itens de propaganda eleitoral. As matérias primas eram de base de plástico e madeira, e tudo o que foi encontrado resultou em 100 casinhas.
O projeto ainda está a vigor para o futuro. “No ano passado foi criada a Divisão de Bem-Estar Animal, e muitas pessoas vieram atrás para oferecer ajuda. Agora que recolhemos os materiais, ficou demonstrado que tudo pode ser reaproveitado por uma boa causa”, disse Karen Gonzalés. O grupo Entre Perros y Gatos, especializado em ajudar cães e gatos abandonados e maltratados na Ciudad del Este, elogiou a iniciativa. “Queremos agradecer e parabenizar a Divisão de Bem-Estar Animal (…). Muitos peludinhos conseguiram se agasalhar do frio graças a essas casinhas”, postaram em sua página no Facebook.