Uma cobra cascavel foi encontrada no terreno de uma construção no Jardim Itália, nesta quinta-feira (27), em Botucatu (SP). Esta já é a 29ª serpente capturada pela equipe de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS). No ano passado, foram 70 serpentes, mas 90% não eram peçonhentas.
O animal foi levado ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap), do Hospital Veterinário da Unesp de Botucatu.
Sobre a espécie
As cascavéis possuem o guizo ou chocalho na ponta da cauda para chamar atenção sobre sua presença e espantar os animais de grande porte que podem lhe fazer mal. “Essas serpentes vivem no chão, principalmente em ambientes abertos e secos. Podem atingir até 1,5 metro de comprimento. Estão distribuídas em todo o território nacional, onde há cerrado e caatinga”, informa Valdinei Moraes Campanucci da Silva, supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal da VAS.
Importância ao meio ambiente
As serpentes são animais silvestres sob proteção da legislação brasileira, pois têm um importante papel no equilíbrio ecológico. Contribuem no controle de pragas e ainda servem de alimento para mamíferos e aves.
Fonte: JCNET