EnglishEspañolPortuguês

ABANDONADOS

Casal resgata grupo de patos desamparados em meio ao frio intenso

Os patos estavam amontoados para tentar sobreviver às temperaturas congelantes

17 de fevereiro de 2025
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Michigan Duck Rescue and Sanctuary

Era uma noite fria de janeiro em Michigan, nos Estados Unidos, quando Matthew Lyson e sua esposa, Theresa, receberam uma ligação urgente. Como fundadores do Michigan Duck Rescue and Sanctuary, os Lysons estão acostumados a receber ligações a qualquer hora do dia com pedidos de resgate.

Embora estivessem esperando passar uma noite quente em casa, sabiam que quem estivesse do outro lado da linha precisava de ajuda imediatamente. “Tentamos atender sempre que possível porque sabemos que anjos indefesos que precisam de ajuda não seguem um horário comercial, nem esperam por horas normais de vida para precisar de ajuda”, escreveu Lyson no Facebook.

Quando atenderam, uma mulher chamada Pam descreveu uma cena de partir o coração. Um grupo de patos estava abandonado perto de sua casa, amontoados enquanto tentavam sobreviver às temperaturas congelantes.

Pam enviou um vídeo dos patos para os Lysons, que não perderam tempo e foram correndo de carro para ajudá-los. “Era tão triste, a dúzia negligenciada estava abraçada em uma bola, buscando o calor da comunidade”, afirmou Lyson.

Os Lysons dirigiram por 45 minutos até onde os patos estavam abandonados, chamando alguns de seus voluntários para ajudar. Infelizmente, os voluntários já estavam ocupados resgatando um coiote necessitado, mas, quando os Lysons chegaram à casa de Pam, já havia um grupo de pessoas esperando para ajudar.

“Ficamos felizes em ver vários vizinhos de Pam dispostos a ajudar”, declarou Lyson. “Mais uma vez, foi tão triste vê-los ali, a menos de 20 metros de duas estradas, na escuridão de uma noite muito fria, literalmente morrendo de fome em uma temperatura que parecia de -10°C.”

Enquanto os Lysons avaliavam a cena e planejavam o resgate, Pam contou a história por trás dos patos.

“Os patos, com aproximadamente um ano de idade, foram abandonados por uma casa próxima, cujos donos não moravam mais lá nem cuidavam deles”, contou Lyson. “Eles aparentemente não tinham tido uma refeição substancial e água há pelo menos dez dias. Alguns pensaram que outros estavam cuidando deles, mas não estavam.”

Em poucos minutos após a chegada, os Lysons e seus voluntários começaram a missão de resgate. Embora normalmente usem redes para capturar patos, decidiram começar com uma abordagem menos chamativa.

“Em vez de trazer as redes imediatamente e possivelmente assustá-los, montamos lentamente dois transportadores próximos um do outro, perto dos anjos tremendo, e pedimos que todos apertassem o perímetro ao redor deles enquanto tentávamos gentilmente guiá-los para dentro”, explicou Lyson. “A maioria dos treze entrou com pouca resistência, mas, é claro, alguns nos fizeram correr um pouco atrás deles, mas não muito, pois até eles sabiam que estava frio demais para brincadeiras.”

Não demorou muito para que os Lysons e sua equipe de voluntários conseguissem resgatar todos os patos com segurança. Lyson vasculhou a área ao redor em busca de mais patos, depois entrou em sua caminhonete e voltou para casa com um novo e adorável grupo de patos a tiracolo.

O grupo de patos resgatados se acomodou no santuário de Lyson naquela noite, desfrutando de uma refeição deliciosa e nutritiva antes de se aconchegarem para uma noite inteira de sono no celeiro aquecido.

Foto: Michigan Duck Rescue and Sanctuary

Teria sido fácil para os Lysons ignorarem o telefone naquela noite gelada, mas o casal altruísta não suportou a ideia de deixar patos inocentes se virarem sozinhos. E, graças à sua rápida resposta, agora podem compartilhar seu lar aquecido com um grupo de bebês que mais precisam.

“Sempre podemos voltar para o conforto de uma casa quente; os animais não podem”, escreveu Lyson.

    Você viu?

    Ir para o topo