O casal Nguyen Van Phuong e Hoang Thi Phuong foi preso após sequestrar e envenenar dezenas de cães e gatos na província de Thanh Hoa, no Vietnã. Os animais, após serem mortos, eram vendidos como alimentos. Eles foram detidos após terem sido flagrados coletando corpos de animais que eles mesmo envenenaram. Os tutores dos animais estão em choque e querem justiça pelos seus amigos de quatro patas.
Nguyen e Hoang alugaram uma casa e a utilizaram como um restaurante de comida caseira. No local foram encontrados veneno e muitos cadáveres de cães e gatos. A maioria dos animais tinham tutor e foram sequestrados para serem cozidos e vendidos no restaurante. Além do casal, havia também funcionários que ajudavam a encobrir os crimes, matar e preparar a carne dos animais.
Durante o interrogatório, o casal confessou que sequestrou animais de diversas províncias da região e que também vendia a carne dos cães e gatos para outros restaurantes. No país não há lei que proíba a morte de cães e gatos para consumo, mas muitos vietnamitas são contrários a essa prática e adotam animais como companheiros, o que incomoda fazendeiros e proprietários de restaurantes.
Grupos internacionais pressionam o Vietnã há anos pedindo a proibição do consumo de carne de cães e gatos no país, mas o governo afirma que não está disposto a iniciar discussões sobre a proibição da prática. Segundo a organização Four Paws, estima-se que 30 milhões de cães e gatos são mortos por sua carne todos os anos na Ásia, incluindo Vietnã, China e Camboja.
Desde de 2018 houve uma redução no número de fazendas de cães e gatos e muitos restaurantes estão abolindo a carne desses animais do cardápio para se tornar mais atrativos para turistas. O sequestro de animais doméstico é a principal forma da obtenção da carne dos animais e muitas pessoas têm sido presas no país pela formação de quadrilhas de sequestros.
Apesar do grande número de denúncias, o consumo de cães e gatos ainda é visto como algo tradicional e há pouco combate efetivo pelas autoridades do país. A falta de apoio policial já motivou moradores a espancarem sequestradores de animais e a puni-los por conta própria. A Four Paws espera que com a Covid-19, o consumo desses animais caia até ser abandonado completamente.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.