EnglishEspañolPortuguês

Casal é detido suspeito de maus-tratos a animais em Juiz de Fora (MG)

11 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Polícia Civil resgatou 61 animais na casa dos suspeitos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Polícia Civil resgatou 61 animais na casa dos suspeitos (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Um casal de, 49 e 51 anos, foi detido suspeito de maus-tratos a animais domésticos nessa segunda-feira (10) no Bairro Grama, em Juiz de Fora. Após denúncias anônimas, a Polícia Civil apreendeu na casa dos suspeitos 61 animais, entre aves, cachorros, gatos e porquinhos da índia.
A delegada da Delegacia de Proteção aos Animais, Dolores Tambasco, contou que todos os animais estavam mal acondicionados e com suspeitas de doenças. “Investigamos a dupla durante um mês, neste tempo também monitoramos as redes sociais dos autores. Eles colocavam os animais para procriar e vendiam pela internet. Os animais resgatados estavam em gaiolas, em estado lastimável. Para se ter uma ideia, tinham galinhas com cachorros em uma só gaiola”, contou.
A Polícia Civil investiga se o casal também cometeu crime de dano à saúde pública, pois alguns gatos estão sendo examinados com suspeita de doença transmissível a humanos. “Veterinários estão examinando todos os animais, porém alguns gatos estão em situação pior e com suspeita de esporotricose – que é uma doença que se for transmitida para os humanos pode levar à morte. Se ela for constatada nos felinos o casal pode responder também por dano à saúde pública”, explicou.
Os animais resgatados serão encaminhados para uma (ONG), onde serão atendidos. “A situação dos animais não está boa, agora nos preocupamos com a saúde deles. Uma organização fará o atendimento em todos em primeiro momento e após os saudáveis encaminhados para doação”, comentou a delegada.
Suspeitos
O casal que confessou o crime foi ouvido na Delegacia de Proteção aos Animais na tarde de segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos foram ouvidos e liberados.
“Eles confessaram que o objetivo era ganhar dinheiro e não gastar muito com os animais. As oitivas foram realizadas e agora daremos continuação à investigação”, concluiu.
Leis
A legislação pune com detenção de três meses a um ano quem comete maus-tratos, fere, ou mutila qualquer tipo de animal. A pena é aumentada de um sexto a um terço se a violência provocar a morte do animal. Não há hoje tipo penal específico para agressão a cachorro e gato.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo