Após perceber um aumento no número de animais abandonados e sem abrigo em Guajará-Mirim (RO), um casal passou a percorrer as ruas da cidade para alimentar os bichos, além de incentivar a adoção entre os amigos. O município não possui um centro do zoonoses para recolher cães e gatos e, por conta disso, Rita e Paulo de Oliveira planejam a construção de um centro para acolher estes animais.
Todas as noites o casal sai pelas ruas da cidade carregando um saco de ração para alimentar os animais que encontram pelo caminho. Segundo eles, alguns destes bichos já esperam pela chegada dos dois e criaram vínculos. “Adotei um cachorro que estava abandonado. Existem muitos assim, que são dóceis, precisando de um lar”, explica Rita. Para alimentar os cachorros, o casal gasta 15 quilos de ração a cada dois dias. “Não sai barato, mas a alegria de fazer o bem compensa”, diz ela.
Diante do grande número de animais abandonados, o casal tem planos de fundar uma Organização Não Governamental (ONG) para acolher animais abandonados. Enquanto o sonho não se torna realidade, Rita e Paulo seguem alimentados os animais e incentivando amigos a fazerem o mesmo. “Todo mundo pode ajudar um pouco, nem que seja com um carinho, ração, ou, se tiver condições, adotar um cachorrinho, que é tão gratificante”, finaliza Rita.
Fonte: G1