EnglishEspañolPortuguês

DESCASO

Casa abandonada é demolida com ninhada de gatos dentro e dois filhotes morrem em Rio Claro (SP)

Outros dois animais foram socorridos e um deles teve traumatismo craniano. Polícia Civil vai investigar o caso que aconteceu na Vila Aparecida.

16 de fevereiro de 2025
Diogo Nolasco
4 min. de leitura
A-
A+
Veterinário segurando um dos gatinhos resgatados. Foto: Reprodução/EPTV

Uma casa foi demolida em Rio Claro (SP) com uma ninhada de gatos dentro e alguns morreram. O caso aconteceu na sexta-feira (14) e revoltou os moradores da Vila Aparecida. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a Polícia Civil dará início a uma investigação para identificar os responsáveis.

O empresário Lucas Souza estava no local na hora da demolição. Ele contou à EPTV, afiliada da TV Globo, que a todo momento os vizinhos avisavam sobre a presença dos gatos no imóvel e mesmo assim a demolição não foi paralisada.

“Só quem presenciou sabe. Ver o corpinho daqueles animais estirados no chão, o trator passando por cima,. Realmente mexe demais com a gente. Fica uma situação, a gente não sabe nem o que sentir. Era só terem esperado por volta de 15, 20 minutos que era o suficiente para fazer o resgate”, disse.

A Polícia Militar foi chamada, mas não conduziu ninguém a delegacia. Os escombros foram retirados do terreno na sexta-feira. Dois corpos de filhotes foram encontrados no meio do entulho e enterrados no local.

Outros dois filhotes foram socorridos e encaminhados para clínicas veterinárias de Rio Claro. Um dos animais sofreu traumatismo craniano.

“Por enquanto ele teve pouca evolução, mas a gente está conseguindo alimentar ele bem, está ganhando agora um pouco de peso, então a gente vai acompanhando, mas tem essa questão do trauma”, explicou a veterinária Yara De Guzzi.

Segundo a presidente da Comissão de Direito dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Claro, Giselle Pfeifer, com o registro do B.O a polícia entrar no caso. “Vai fazer um trabalho de investigação para verificar quem são os autores do crime, quem vai ser responsabilizado e para isso virá um processo criminal”, disse.

Maus-tratos

A Lei de Crimes Ambientais prevê a pena dois a cinco anos de prisão por maus-tratos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais.

No início deste mês, a proprietária de um canil clandestino foi condenada por maus-tratos em Araraquara (SP). Nove cães da raça American Bully foram encontrados com orelhas mutiladas no bairro Yolanda Ópice. O canil foi multado em mais de R$ 31,5 mil pela Prefeitura Municipal e Coordenaria do Bem-Estar Animal.

A Justiça condenou a mulher de 39 anos a dois anos de reclusão em regime aberto, além de 10 dias/multa no valor 1/30 do salário minimo vigente. Porém, a pena privativa de liberdade foi convertida em restritiva de direitos. Ela proíbe a guarda de animais pelo período de dois anos e a comercialização, além da apreensão dos animais.

Especialista em direito animal, a advogada Carolina de Mattos Galvão disse que só este mês saíram duas condenações por maus-tratos contra animais em Araraquara.

Segundo ela, apesar de ser a passos lentos, a Justiça contra quem maltrata os animais avança. Mesmo que ainda dificilmente um condenado vá para o regime fechado.

    Você viu?

    Ir para o topo