Na manhã desta quinta-feira, um carteiro de Indaial (SC) agrediu um cachorro com uma pedra, causando sua morte. Algumas testemunhas que estavam no local chegaram a dizer que o cachorro foi morto a tiros, mas o delegado Carlos Alberto Crippa, responsável pelo caso, disse que o trabalhador foi revistado e nenhuma arma foi encontrada.
No depoimento, o carteiro disse que o animal já havia avançado sobre ele pois, apesar de ter um tutor , ficava sempre solto na rua. Desta vez, resolveu investir contra o cão, embora tenha dito que só queria “assustar” o animal para poder trabalhar. O delegado Crippa fez um termo circunstanciado, enquadrando o carteiro no Artigo 32 de Crimes Ambientais, que engloba desde os maus-tratos até a morte de animais. A pena é de três meses a um ano de detenção. Depois do depoimento, o rapaz foi liberado.
O corpo do cachorro foi encaminhado para a perícia. O laudo deve ficar pronto somente nesta quinta-feira à noite. O tutor do cachorro será convocado a prestar depoimento nesta sexta-feira.
Com informações: Diário Catarinense
Nota da Redação: Nos EUA, este crime seria punido com prisão por anos e multa altíssima. No Brasil, provavelmente ele deverá pagar pela crueldade e violência apenas uma cesta básica. É o que vale uma vida animal no nosso país.