A propósito da matéria publicada na revista Veja São Paulo, no “Especial Bichos” http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/2135/especial-bichos-2135-506095.html, a ativista Nina Rosa Jacob enviou a seguinte mensagem à Redação da publicação:
Senhores,
Lamentável o elitista Especial Bichos publicado na Veja São Paulo em 21 de outubro. Lamentável para os animais, que não são elitistas nem sabem o que é isso, e muitas vezes nem apreciam os excessos humanos a que são submetidos e os descaracterizam como animais que são.
A questão polêmica da matéria é a ideia errônea que ela transmite sobre o respeito e a responsabilidade necessárias para ser guardião de um animal de estimação. Nada a ver com quartos cheios de roupa e brinquedos, xampus importados e outras futilidades, que podem significar muito para a pessoa, como promoção social, mas que certamente significam muito pouco ou nada para o animal.
A matéria Especial Bichos, quando sai em busca de exageros e exceções, vem atrapalhar todo um trabalho protecionista voltado para os animais “de rua”, “abandonados” ou “sem lar”, que só na cidade de São Paulo são estimados em 60.000.
A reportagem apresenta uma figura distorcida do que é ser o guardião de um animal e do valor monetário exigido para ter um companheiro fiel.
As ONGs de proteção que abrigam animais e as protetoras independentes estão abarrotadas de filhotes e adultos, produto de abandono e maus-tratos de guardiões inconsequentes e mal informados.
Um especial sobre bichos que se preze, poderia sim ser muito útil, tanto para os humanos quanto para os animais em situação de risco, incentivando a compaixão e adoção; valorizando os de raça não definida e o árduo trabalho de quem se dedica a equilibrar a balança da justiça e do bem, neste mundão de valores tão comerciais.
Se a Redação não tem ideias de pauta para ajudar, poderiam ao menos não atrapalhar.
Cordialmente,
Nina Rosa Jacob
Envie você também sua manifestação:
Redação Veja SP – [email protected]
Portal Veja São Paulo – [email protected]