Na tentativa de buscar um consenso e eliminar gradativamente a utilização dos animais na tração das carroças em Natal (RN), a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Rossana Mary Sudário, reuniu representantes de ONG’s, Prefeitura e carroceiros em Audiência Pública na última sexta-feira, 16, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça.
A substituição das carroças por carrinhos elétricos financiados pelo banco foi uma das propostas apresentadas na ocasião. De acordo com a Promotora de Justiça, essa proposta foi apresentada pela primeira vez aos carroceiros. “A intenção é equacionar a situação. Maus tratos aos animais é crime, por isso queremos que essa atividade, da forma que é realizada, seja eliminada gradativamente”, explicou.
O projeto dos carros elétricos e demais informações sobre eles foram apresentados na audiência, bem como o apoio dado aos carroceiros na realização de cursos capacitantes. Segundo Rossana Sudário, a Prefeitura irá decretar a proibição da circulação das carroças. “A nossa intenção é de que o transporte seja eliminado, mas não queremos prejudicar os carroceiros”, disse.
Questionada sobre os resultados da Audiência, ela informou que informou que as discussões continuarão, pois isso é um processo. “Certamente serão necessárias novas audiências. Temos o problema do que fazer com estes animais e buscaremos soluções para isso”.
Fonte: Tribuna do Norte