EnglishEspañolPortuguês

Carcajus ameaçados pelo aquecimento global ganham proteção na justiça

21 de abril de 2016
1 min. de leitura
A-
A+

Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

carcaju

Descrevendo os carcajus como “animais que dependem da neve e serão atingidos pelas mudanças climáticas”, uma juíza federal dos EUA anulou a decisão da U.S. Fish and Wildlife Service de negar a inclusão da espécie na lista de ameaçadas de extinção, protocolada em agosto de 2014.

A juíza Dana Christensen decidiu a favor da proteção da espécie devido a sua condições atuais: os animais estão isolados geneticamente em pequenos grupos, expostos ao aquecimento global e em baixíssimo número.

Carcajus são animais da mesma classe dos texugos, que estão perdendo significativamente seu habitat nos últimos anos. Eles estão distribuídos em pequenas populações nos estados americanos de Idaho, Montana, Washington, Wyoming e Oregon.

“Essa decisão dá aos carcajus uma chance de sobreviver,” disse o advogado da Earthjustice, Timothy Peso, que representa oito grupos conservacionistas no caso. “Agora há esperança para esse grande ícone da fauna americana.”

Os animais já deveriam ter sido incluídos antes e protegidos pelo Ato das Espécies Ameaçadas de Extinção, mas o U.S. Fish and Wildlife Service rejeitou a proposta na época por não acreditar que o impacto das mudanças climáticas seria realmente decisivo para o futuro dos carcajus.

A juíza Christensen considera que a decisão foi um erro e não levou em conta dados científicos importantes, arriscando mais uma vez a biodiversidade dos EUA. “Levamos vinte anos para chegar nesse ponto. Se existe uma responsabilidade pelas espécies ameaçadas, é a de tomar atitudes o mais rápido possível para protegê-las antes que seja tarde demais. Para os carcajus, a hora é agora.”

Você viu?

Ir para o topo