A capixaba Lyarah Barberan fugiu da Ucrânia quando começaram os bombardeios da Rússia, mas não conseguiu trazer com ela os seus animais domésticos. Mas na última quinta-feira (10/03) a saudade e a tristeza tiveram fim com a chegada dos três cachorros ao Brasil.
O encontro emocionante só foi possível graças à equipe da Força Área Brasileira, que trouxe os animais da Ucrânia. Os cães desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Capixaba reencontra cães após fugir da guerra na Ucrânia from Folha Vitória on Vimeo.
“Agora é um momento muito especial que estamos vivendo. O coração fica muito em paz, aliviado. Era um aperto muito grande que estávamos sentido, uma falta que faz dentro de casa. Vamos trilhar uma nova trajetória e, se Deus quiser, vai ser uma caminhada de sucesso, de muita saúde e de muita paz”, disse.
Ela precisou fugir da cidade de Kiev às pressas com a família, depois que a a Rússia iniciou a invasão e os ataques ao país europeu. Ela desembarcou no Brasil há mais de dez dias.
“Eu não queria mostrar um momento tão fragilizado para os meus filhos, para eles não sentirem o desespero que eu, como mãe, estava sentindo. Na hora que eu entrei no banheiro, eu me ajoelhei, as palavras não saíam, mas Deus sabia o que estava dentro do meu coração. Eu comecei a clamar, a orar, cantei um louvor e foi um momento de muito alívio, pois eu sei que Deus ouviu as minhas orações, como mãe. Todos que estavam ali estavam pedindo socorro, mas o único socorro que poderia vir era de Deus. Infelizmente, o mundo anda muito mau”, contou sobre os momentos de medo vividos na guerra.
Confinamento na Ucrânia
Lyarah ficou conhecida por postar o cotidiano tenso em Kiev, enquanto estava confinada em um hotel na capital da Ucrânia com outros jogadores brasileiros e suas famílias, durante a invasão russa ao país.
Em 27 de janeiro, o pai dela, Marcelo Vojnovic, publicou em uma rede social que a filha, o marido e os filhos tinham conseguido sair do país em guerra.
“Eles fizeram uma viagem de trem que saiu de Kiev, na tarde do sábado (26/01). Durou 19 horas e foram para uma cidade na Moldávia. De lá, eles irão para Bucareste, capital da Romênia, de ônibus”, informou na época.
A capixaba, a família e os outros brasileiros embarcaram no dia seguinte ao Brasil. Eles desembarcaram em São Paulo em 1º de março.
*Com informações da TV Vitória/Record TV