Uma capivara foi encontrada com um arpão de pesca fincado nas costas pelas ruas de Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina. O animal foi resgatado na segunda-feira (24) pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Militar Ambiental (PMA).
Ferida, a capivara foi levada ao zoológico de Balneário Camboriú, cidade vizinha, onde passará por cirurgia. A expectativa é de que após a recuperação ela seja liberada para voltar para a natureza.
O Ibama foi acionado para resgatar o animal após moradores da região encaminharem as imagens do animal ferido na região e fazer denúncias sobre o caso. Não há informações de como e quando o animal foi ferido, mas a PMA tenta ientificar o autor das agressões.
Em nota encaminhada à imprensa, o Ibama afirmou que as capivaras são animais silvestres protegidos por lei e estão presentes em diversas áreas urbanas do Brasil. Essa proximidade com ambientes urbanos, porém, as expõe a situações de maus-tratos.
“Quem comete maus-tratos contra animais silvestres está sujeito a sanções administrativas, como multas, e também a responder processo criminal”, disse o órgão.
Fonte: G1