A repercussão das denúncias contra os servidores que enterraram dois cães vivos na Secretaria Regional do bairro Costa e Silva, em Joinville, pode resultar em um curso de capacitação para os funcionários de todas as regionais. Seriam aulas de legislação ambiental com orientações sobre a forma correta de lidar com animais – vivos ou mortos.
A ideia partiu da Procuradoria do Município, que levou a sugestão à Secretaria de Gestão de Pessoas. “São funcionários que têm contato direto com as situações nas ruas. Muitos não sabem como agir nos casos em que há animais envolvidos”, justifica o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco.
Na opinião do secretário, a iniciativa seria uma forma de minimizar os problemas enquanto a cidade não ganha um Centro de Controle de Zoonoses ou uma coordenadoria de bem-estar animal. Ainda não há prazo para que Joinville conte com alguma das instalações. Segundo Dalbosco, o plano pode ser colocado em prática dentro de pouco tempo, se for aceito.
O episódio de crueldade na regional do Costa e Silva veio a público em 3 de fevereiro e levou um gerente da secretaria a ser exonerado. Outro servidor envolvido no caso responde a um processo administrativo disciplinar aberto pela Prefeitura. Os dois devem ser indiciados em inquérito da Polícia Civil.