O cão comunitário Japa, muito querido pelos moradores de Piracanjuba, foi atropelado por uma caminhonete Hilux preta no último sábado (18). A situação gerou comoção entre aqueles que se dedicavam a cuidar do animal, que era conhecido por sua doçura e presença constante nas ruas e estabelecimentos comerciais da cidade. O motorista ainda não foi identificado.
Uma câmera de segurança registrou o momento do atropelamento. Nas imagens é possível quando a caminhonete passa em frente ao cemitério da cidade até que o motorista vê dois cachorros na calçada. O condutor para o veículo, faz o retorno, invade a calçada e joga a caminhonete pra cima dos cães. Um dos animais consegue correr, mas Japa é atingido em cheio e morre ainda no local. Após atropelar o cachorro, o motorista volta para via que seguia e foge.
O vídeo foi publicado pela ONG Sintonia Animal, que voluntariamente castrou Japa e se responsabilizava pelos cuidados com o animal, como alimentação e banhos. Segundo os administradores da ONG, o cão vivia feliz, apesar das dificuldades de não ter um lar seguro, e recebia o carinho, principalmente, de comerciantes da região.
Ver essa foto no Instagram
“Sua partida deixa um vazio não apenas entre os moradores, mas também em sua companheira inseparável, a pretinha, outra cadela comunitária que também é castrada e bem tratada. A tristeza pela perda de Japa é ainda maior ao pensar na solidão da pretinha, que agora se vê sozinha depois da brutalidade cometida contra seu amigo”, diz a publicação.
Comentários expressam a revolta, tristeza e indignação da população: “Que tristeza meu Deus, uma pessoa dessa é capaz de tudo, sangue frio. Esses animais tão inocentes!” e “Crueldade sem tamanho”, disseram alguns moradores.
A população busca por justiça pela morte de Japa e pede que qualquer informação que possa ajudar a identificar o responsável pelo atropelamento seja comunicada às autoridades. A ONG Sintonia Animal está à disposição para receber denúncias e informações pelo telefone 64 9288-2538.
Fonte: Mais Goiás