Um homem chamado Dorian encontrou um cão amarrado a uma cerca por uma cinta de amarração, usada para prender objetos em trailer. O caso ocorreu em julho de 2021, na Bélgica.
Dorian caminhava com seu cachorro, perto da entrada da floresta nos arredores do cemitério Cense Rouge, na cidade belga de Liège.
“Neste local não há muita passagem”, explicou o jovem ao site 7Sur7. “Ele foi amarrado e ficou sem água. Havia um saco de ração, mas ele não conseguiu alcançá-lo.”
Depois de soltá-lo, Dorian levou o cachorro abandonado para o SRPA, órgão local que abriga animais abandonados.
“Uma vez que eu o deixei sozinho, ele começou a gritar”, lembra ele.
Segundo o veterinário, o cachorro teria cerca de um ano e meio de idade. E seu estado de saúde, no geral, era ótimo. Por outro lado, foram constatadas infecções de ouvido que necessitavam de tratamento.
“Isso certamente se deve ao mau tratamento que ele sofreu. Realmente não há dúvida sobre isso, este cão foi abusado. A prova é o colar de estrangulamento com pregos que tinha no pescoço”, contou o veterinário em entrevista ao 7Sur7.
Apesar de tudo, o labrador não apresentava sinais de trauma e era carinhoso, mas bastante desajeitado.
“Ele é jovem, não é tarde demais para educá-lo, mas os futuros proprietários terão que ser pacientes. Ele já tem mais de um ano, então não é tão fácil quanto com um filhote.”
Depois de tratado por suas infecções de ouvido, o cãozinho teve de respeitar um período de isolamento de dez dias no abrigo, para ser colocado para adoção. Dorian, que não pôde adotá-lo, e o abrigo de animais esperam que o cachorro possa, em breve, encontrar uma família amorosa para recebê-lo.