Um cãozinho foi arrastado até a morte amarrado ao carro do próprio tutor na cidade de Indaial (SC) na noite de ontem (01/03). A cenas do crime brutal foram flagradas por câmeras de segurança. As imagens chocantes mostram o motorista dirigindo a toda velocidade enquanto o cachorro indefeso está amarrado por uma corda presa no engate do reboque do carro.
Um grupo de motoristas e motociclistas que testemunhou a ação criminosa, tentou impedir que o homem continuasse arrastando o cãozinho, que já estava bastante ferido. Porém, ele acelerou o carro ainda mais e o cão continuou sendo arrastado. O homem furou inclusive o sinal vermelho. A cena brutal chocou as testemunhas e mais de 30 pessoas ligaram para a Polícia Militar para denunciar o assassino.
A Polícia Militar ouviu as testemunhas do crime, que informaram onde seria a residência do homem. Ele foi encontrado e preso em flagrante pelo crime de maus-tratos. O cãozinho não resistiu aos ferimentos e morreu.
A pena para quem pratica maus-tratos a animais é de até 4 anos de prisão.
No relatório da polícia, consta que o suspeito teria reagido à abordagem dos agentes. O suspeito negou aos policiais que teria amarrado o cachorro no carro. Ele estava com uma tesoura e pedras no bolso.
O caso expressa o alto grau de violência e crueldade cometidos. Esse tipo de crime precisa ser considerado hediondo.
Suspeito no presídio
O homem teve a prisão em flagrante convertida em preventiva na tarde de hoje (02/03) durante audiência de custódia. A decisão é do juízo da Vara Criminal da comarca de Indaial.
Ele foi encaminhado ao Presídio de Indaial.
O homem foi autuado por maus-tratos a animal doméstico, seguido de morte (art. 32, §1-A e § 2º da Lei n. 9.605/98) e por posse de aves silvestres – um curió e um galinho de campina, sem licença (art. 29, da Lei n. 9.605/98), localizados dentro do veículo que ele dirigia durante a busca policial.
Protesto
Protetores de animais e ativistas da região vão realizar hoje, a partir das 17 horas, uma manifestação pacífica para que este caso não fique impune e que o homem permaneça preso. O ato será realizado em frente ao Fórum de Indaial (SC).
Reincidência
A polícia informou que durante a manhã de ontem (01/03) o mesmo homem que matou o cãozinho, estaria ameaçando o vizinho com uma faca. Na ocasião, o homem assinou um termo circunstanciado e foi liberado.