EnglishEspañolPortuguês

RESGATE

Cãozinho é abandonado com as pernas paralisadas após atropelamento e tem uma recuperação surpreendente 

Tycho, como foi chamado, demorou para responder aos tratamentos, mas abanou o rabo quando ninguém esperava

15 de janeiro de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Do Good Romania

Há alguns anos, um pequeno cão romeno chamado Tycho foi atropelado por um carro, abandonado pelo motorista e ficou tão gravemente ferido que não conseguia mover as pernas ou o rabo.

Preso em uma vala lamacenta à beira da estrada, Tycho ficou deitado, impotente, enquanto carro após carro passava. Ele se perguntava se alguém o notaria ou o ajudaria.

Finalmente, alguém o fez. Elisa Dumitrescu, uma resgatadora da ONG Do Good Romania, o salvou e levou ao veterinário.

Inicialmente, foi difícil determinar o que estava errado com ele. Os médicos suspeitavam que ele tinha uma hérnia de disco e começaram a incentivá-lo a se levantar sozinho. Mas todos sabiam que era uma tentativa arriscada.

“Ele não estava respondendo ao tratamento na primeira semana, então presumi que ele nunca mais andaria”, disse Dumitrescu ao The Dodo.

Foto: Do Good Romania

Mas então, da noite para o dia, tudo mudou. Após nove dias de tratamento, o rabo de Tycho começou a balançar.

A partir daí, sua recuperação ganhou impulso. “Assim que ele teve aquele primeiro sinal de movimento no rabo, ele progrediu rapidamente”, disse Dumitrescu.

Ninguém esperava que o futuro de Tycho fosse promissor. Mas, graças aos cuidados do veterinário e ao amor de Dumitrescu, em questão de semanas o cãozinho estava andando, se remexendo e até pulando.

A Do Good Romania transfere cães para lares amorosos no Reino Unido. Assim, quando Tycho estava completamente recuperado, ele foi transferido para seu novo lar e conheceu sua família definitiva.

Agora, Tycho está aproveitando sua nova vida com seus pais e o outro cachorrinho da família. Ele faz longas caminhadas, brinca com outros cães — e até os persegue.

    Você viu?

    Ir para o topo