No último sábado (18), um cachorro foi encontrado em uma situação de maus-tratos às margens de uma estrada do bairro Vila Nova, em Joinville, no Norte catarinense. O animal se encontrava com uma corda amarrada ao seu pescoço e abandonado.
O tutor do animal não foi localizado. Segundo a Associação de Protetores de Animais de Joinville (Apajoi), o resgate ocorreu após uma denúncia. De acordo com informações do portal G1, o cachorro, da raça bull terrier, foi achado debilitado e com carrapatos pelo corpo.
“Ele estava amarrado no meio do mato e só levantou quando coloquei um pouco de ração pra ele”, disse a presidente da Apajoi, Marli Piekarski.
Por se tratar de uma situação de risco, Piekarski, afirma que resolveu acionar representantes do Ministério Público, que requisitaram ajuda da polícia e da prefeitura.
O animal foi acolhido pela equipe do Centro de Bem-estar Animal de Joinville, que o levou para uma clínica. Conforme a presidente da Apajoi, até a manhã de hoje (23) o cachorro se encontra em tratamento.
“Assim que o animal for liberado do tratamento, vamos em busca de um tutor para ele. Espero encontrar alguém responsável de verdade”, disse.
A pena pelo crime de maus-tratos varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa. Podendo ser agravada se houver a morte do cachorro.