EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Cãozinho corre desesperado atrás de carro após ser abandonado em avenida de Santos (SP)

15 de abril de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo pessoal

Um cachorro foi filmado correndo atrás de um carro após ser abandonado em uma avenida de Santos, no litoral de São Paulo. As imagens registradas nesta segunda-feira (14), foram feitas por um motorista que ficou revoltado com a situação. Não há informações sobre o paradeiro do animal.

De acordo com o autor do vídeo, Luiz Phillipe Rodrigues Lourenço dos Santos, o abandono aconteceu em um semáforo da Avenida Francisco Manoel, no bairro Jabaquara. A testemunha estava atrás do carro do tutor e se surpreendeu com a cena.

“Presenciei a porta de trás abrindo e o cachorro descendo. Achei que alguém fosse descer com ele, normal. Mas o cachorro desceu e fecharam a porta”, lamentou. “O animal tentava pular a janela, arranhava a porta. O animal sabe a situação que está acontecendo, ele entende. Foi uma cena bem triste”.

Santos disse que tentou chamar o motorista, mas não teve retorno. Ele acompanhou o veículo que virou à direita e entrou na Avenida Dr. Waldermar Leão, onde as imagens foram feitas.

No vídeo, é possível ver o cão aguardando o segundo semáforo abrir ao lado do veículo do tutor. O animal não conseguiu alcançar o automóvel e ficou perdido em meio ao tráfego.

O autor das imagens disse ter acompanhado o cão com o pisca-alerta ligado. “Meu instinto foi de proteger o animal […]. Tinha momentos que o cachorro ia para o outro lado da pista e eu meio que fechava os carros. Até arrisquei baterem no meu carro”, relatou.

Já no Centro de Santos, o homem perdeu o animal de vista. “Não teria como eu descer do carro para pegar o cachorro porque ele corria desesperado atrás do carro, até que ficou bem longe e ele correu para qualquer lugar, na esperança de encontrar [o tutor]”, finalizou.

Vereador e prefeitura

O vereador Benedito Furtado (PSB) contou que recebeu a denúncia do caso e acionou a Ouvidoria de Santos solicitando as imagens de monitoramento da região.

“Entrei imediatamente em contato com o ouvidor público da prefeitura, pedindo que ele tomasse as providências para colher as imagens para poder abrir um processo contra a pessoa e ir atrás”, afirmou Furtado.

Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que é contra quaisquer atos de maus-tratos e abandono de animais. “Todas as imagens das câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) estão disponíveis para investigação de delitos pelas autoridades policiais”, complementou.

A prefeitura acrescentou que a Ouvidoria Municipal, a Coordenadoria de Defesa da Vida Anima (Codevida) e a Guarda Civil Municipal (GCM) não foram acionados para o caso que ocorreu no último sábado (12).

“Os munícipes que presenciarem qualquer ação que coloque em risco a integridade emocional ou física de um animal devem comunicar a Ouvidoria Municipal pelos telefones 162 ou (13) 3213-7348, de segunda a sexta, das 7h às 18h30. A ocorrência também pode ser realizada via internet ou no Paço Municipal (Praça Visconde de Mauá), das 10h às 16h”, pontuou a prefeitura.

Ainda de acordo com a administração municipal, a população também pode acionar a GCM pelo telefone 153, que funciona durante 24h. “Os dados do informante permanecem sigilosos”, garantiu.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo