Quando Kylina Turner viu Caro pela primeira vez, ela não percebeu de início que o pequeno amontoado de pele era na verdade um cachorro.
“Eu pensei que ele era um bicho de pelúcia deixado no chão”, disse Turner ao The Dodo. “Ele estava completamente congelado parado ali, olhando para mim. Eu imaginei que deveria apenas verificar se ele estava bem, ou o que estava acontecendo e enquanto eu andava até ele, sua orelha se contraiu”.
“Fiquei completamente chocada que aquele amontoado de pelo era um animal”, acrescentou Turner, “e muito menos um animal vivo.”
As pernas de Caro estavam presas em uma armação de cama feita de arame no quintal de uma propriedade em Austin, no Texas (EUA). Fraco demais para libertar-se do estrado de madeira, Caro sabia que Turner era sua única esperança – então ele estendeu a pata em direção a ela.
“Ele não estava com medo de mim e não fez nenhum som”, disse Turner. “Ele apenas observou o que eu estava fazendo com um olhar vazio em seus olhos. Acho que ele sabia que eu ia ajudá-lo.
Turner ficou aterrorizada ao tocar no cachorro esquelético, então tirou o suéter e o envolveu em volta de sua pequena estrutura de 30 quilos antes de levantá-lo cuidadosamente da sucata da cama jogado no lixo em que estava preso.
Turner ficou absolutamente surpresa com a confiança do jovem cão. “Ele seguiu bem ao meu lado enquanto caminhávamos para o meu carro, onde ele imediatamente adormeceu, finalmente se sentindo seguro”, disse ela.
Com medo de que o filhote estivesse doente demais para suportar uma viagem de 20 minutos até o abrigo de animais mais próximo, Turner decidiu ir direto ao veterinário.
Quando ela chegou, a equipe estabilizou o cãozinho e, no processo, acabou se apaixonando pela personalidade doce do cachorro, que descobriu-se então ter apenas 6 meses.
“Os veterinários me disseram que o manteriam lá e fariam uma vaquinha interna para juntar dinheiro para pagar a recuperação do cão”, disse Turner. “Naquela noite eu comecei uma campanha de arrecadação para Caro”.
Um exame revelou que o cão jovem estava desnutrido, queimado pelo sol e desidratado, e tinha o pior caso de sarna que o veterinário já tinha visto até ali.
Não tendo certeza se Caro sobreviveria ao tratamento médico, Turner tinha o hábito de passar todos os dias na clínica para vê-lo – mas o cão mal conseguia se mexer.
“Durante a semana em que Caro esteve no veterinário, eu o visitei diariamente”, disse Turner. “Os técnicos estavam sempre muito empolgados com as menores coisas – ‘Ele ergueu a cabeça hoje’. Hoje, ele caminhou para o outro lado do canil”, ele conseguiu comer comida sólida hoje. Era de partir o coração”.
Apesar do pouco que Caro podia interagir com o ambiente, Turner se viu apegada ao cachorrinho doente. Ela decidiu que, uma vez que Caro deixasse o veterinário, ela iria dar lar temporário ao cachorrinho até que ele recuperasse sua força.
Uma vez que ela o pegou e o trouxe para casa, é claro que as coisas não saíram exatamente como o planejado.
“Não demorou muito até que percebi que não seria capaz de me separar de Caro nunca mais”, disse Turner.
“As primeiras duas semanas foram turbulentas. Meu cachorro de 7 anos de idade, Casey, não estava muito interessado em perder seu título de filho único, mas eles rapidamente se tornaram melhores amigos!”.
Turner deu a Caro banhos medicinais para tratar sua sarna e lhe dava pequenas refeições quatro vezes ao dia para ajudá-lo a engordar. Lentamente, Caro foi se transformando.
Seu grosso pêlo marrom e preto começou a crescer e a cada quilo que Caro ganhava, ele começava a parecer cada vez mais um jovem pastor alemão saudável e belo.
Graças ao compromisso de Turner, Caro se tornou um cachorro totalmente novo.
“Ele tem agora nove meses de idade e 50 quilos, com o pelo mais macio e farto que nunca e absolutamente sem nenhum problema de saúde”, disse Turner.
Embora Caro não se pareça com o seu antigo eu, por dentro ele ainda é o mesmo cão confiante que Turner conheceu naquele primeiro dia.
“Ele tem a melhor disposição que qualquer cão que eu já conheci até hoje”, disse Turner. “Ele é o cão mais confiante do mundo e ama as pessoas, incluindo crianças, Caro é um bebezinho submisso que nunca late apesar de ser um pastor alemão ‘assustador'”.
Meses depois, Turner está tão feliz que percebeu que não conseguiu imaginar a vida sem Caro. E ela contou isso a ele.
“Caro nos trouxe mais felicidade do que eu pensava ser possível existir”, disse Turner.
“Ele é o filhote mais engraçado de todos e nós estamos constantemente rindo de algo que ele está fazendo”.
Caro está claramente muito feliz com a situação também. Ele encontrou sua família.
“Uma vez que sua energia diminuiu, ele se transforma no mais doce ursinho de pelúcia”, acrescentou Turner.
“Eu adormeço enrolado em volta dele na minha cama e ele não se move a noite toda”.
Por uma patinha estendida, Caro salvou a sua própria vida e trouxe vida para as pessoas que tem o privilégio de conviver com ele.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.