Seis cavalos ficaram feridos durante a abertura de uma prova de laço no festival de tourada de Yucatán, no México. Um dos cavalos tropeçou ao entrar na arena e os animais caíram em cima dele. O momento causou caos e tumulto que resultou no ferimento dos animais.
O acidente ocorreu por volta das 19h de sábado (01/09). Os homens que montavam os cavalos tentaram entrar na arena ao mesmo tempo para laçar um touro. Os pobres animais foram caindo uns sobre os outros em efeito dominó.
No vídeo, divulgado por Manuel Aguilar Pech nas redes sociais, pode-se ver que pelo menos seis dos cavalos explorados no evento acabaram no chão e feridos. Uma cortina de poeira se levantou e as pessoas que assistiam o evento começaram a gritar. Alguns homens também ficaram feridos no tumulto.
Nas imagens, um dos participantes é visto correndo para se salvar enquanto os demais se perdem na poeira que sobe. Alguns funcionários socorreram os cavalos enquanto outros participantes seguiram tentando laçar o touro, num gesto de desrespeito pelos animais feridos.
Veja o vídeo:
Não foi informado quais foram os ferimentos exatos causados aos animais. E segundo o jornal Diário de Yucatán, os homens não se feriram gravemente.
Os acontecimentos não levaram ao cancelamento das touradas e a festa continuou normalmente, segundo as autoridades.
Nota da Redação: Não bastasse o sofrimento que os cavalos vivem diariamente em treinamentos pesados, provas como estas comumente terminam em acidentes e ferimentos graves e até fatais. Além de todos os maus-tratos, estes cavalos podem ser mortos por seus tutores, já que são explorados para estes eventos e quando se acidentam e não “servem” mais para as provas, são descartados e mortos. Os touros, por sua vez, passam por torturas terríveis, até serem mortos ao final do evento. Esse tipo de “festividade” cruel e bárbara, precisa acabar.