Duas cãominhadas realizadas ontem na região – em Santo André e São Caetano (SP) – atraíram 7.000 participantes e cerca de 1.800 animais. Apesar da chuva que caiu pela manhã, a animação não faltou.
Em São Caetano, 5.000 pessoas, de acordo com a Prefeitura, aproveitaram a cãominhada na Avenida Kennedy para promover a campanha Pense Rosa, que conscientiza sobre a detecção precoce do câncer de mama e do direito da mulher em realizar a mamografia na rede pública de Saúde.
Os protetores de animais também distribuíram mudas de plantas para os participantes e houve eleição dos animais mais arrumados, os mais velhos e os mais esquisitos. A ideia é difundir a importância da castração dos animais, a fim de evitar o abandono e os maus-tratos, além da posse responsável.
Adoção
Organizada pela Associação Protetora dos Animais de São Caetano, a cãominhada ainda teve feira de adoção, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses. Oito cães desfilaram com um colete rosa em que se lia “adote-me”. Sorte para a poodle Bela, de um ano e meio, que encontrou uma família. “Quando a vi, foi amor à primeira vista e resolvi adotar”, conta a comerciante Patrícia dos Santos, 35, que tem outros cinco cães, três deles tirados das ruas.
Festa andreense alerta sobre guarda responsável
A quarta cãominhada de Santo André atraiu 2.000 pessoas e cerca de 1.000 animais, segundo a Guarda Civil Municipal. Com o tema Guarda Responsável, o evento deste ano conscientizou os tutores sobre a importância de se ter um animal e os cuidados com eles.
Realizada no estacionamento do Paço, a cãominhada contou com apresentação de canis das GCMs de Diadema e São Caetano, show de agility, orientação veterinária e desfile de cães.
“É a primeira vez que viemos a um evento como esse e gostamos muito”, comenta o empresário Sandro Kacem, 41. Para proteger a pug Betina, ele a vestiu com uma capa de chuva. “Pelo menos é um figurino novo”, brinca.
O treinador Marco Tognoli, 37, aproveitou para divulgar seu trabalho junto com o border collie Raj, que venceu semana retrasada o quadro Se Vira nos 30, do programa Domingão do Faustão, da TV Globo. “Sempre participo de cãominhadas no Grande ABC. É preciso divulgar a importância da guarda responsável”.
Fonte: DGABC