Trinta tutores de cães com os seus animais fizeram ontem, domingo (27), de manhã uma “Cãominhada” entre o Parque Municipal e a baixa de Santo Antônio, em Aveiro. A iniciativa do Movimento Cívico dos Cidadãos de Aveiro destinou-se a alertar para o abandono dos animais, uma situação que ocorre com mais frequência no verão.
A iniciativa de domingo de manhã – que teve a participação da vereadora da Câmara de Aveiro, Luz Nolasco – destinou-se também a alertar para a necessidade de se pensar “num projeto para a criação de uma clínica pública veterinária, já que as que existentes atualmente são particulares e muitas pessoas não têm possibilidades financeiras de a elas recorrerem”, segundo Helena Sousa porta-voz do movimento cívico. Para Helena Sousa, “é necessário criar condições para o desenvolvimento de uma campanha de esterilização dos animais” .
A porta-voz do movimento cívico disse que as pessoas devem adotar animais, em vez de comprá-los, e considera que o canil municipal aveirense necessita de obras de melhoramento.
Muitos dos animais que participaram na “Cãominhada” eram vira-latas, mas podiam ver-se também pastores alemães, dálmatas, terras-novas, cães de água e são bernardos.
Uma cadela pincher, de nove anos de idade, paraplégica devido à queda de um muro, com a sua “cadeira de rodas”, foi a atração da “Cãominhada”.
Fonte: Jornal de Notícias