A Polícia Militar Ambiental e a ONG Amigos dos Animais realizou na tarde desta segunda-feira, 02, o resgate de um cão da raça boxer que estava em péssimas condições de saúde. O animal, que ficava amarrado aos fundos de uma casa, estava magro, desnutrido e com uma enorme ferida aberta na cabeça, já com a presença de parasitas.
O cão foi encontrado na rua Castro Alves, centro do município. A situação chegou até a polícia através de uma denuncia anônima na manhã desta segunda. Os policiais militares que estiveram no local constataram a situação e houve bate boca com um homem que disse não ser a tutora do animal, embora more no local. A situação foi repassada a Ambiental e a ONG Amigos dos Animais foi chamada para acompanhar o caso e recolher o cão.
Ao ver as integrantes da ONG o cão teve poucas forças, mas pareceu agradecer o carinho que recebeu. Uma veterinária voluntária também esteve presente. Segundo Karine Lopes, presidente da ONG, os casos de cães encontrados neste estado são mais comuns do que se imagina. “Estou na administração neste ano e é o segundo caso que encontro. É importante que as pessoas denunciem, por que é triste ver um cão num descaso desta maneira”.
O cão foi retirado do local pela ONG e seu estado de saúde será avaliado. “Ele será encaminhado para uma clinica parceira e as veterinárias farão uma avaliação para ver a situação dele”. Disse a presidente. Segundo o policial militar Reverson, o dono do animal será multado. “A PM Ambiental fará um Auto de Infração com uma multa no valor de R$ 500,00 e mais a apreensão do animal.“Temos recebido várias denúncias similares a este caso nos 20 municípios que atuamos aqui na região. O importante é que as pessoas liguem no número 190 e denunciem, informem o local deste animal e as condições em que está. Como no caso de hoje nós verificamos e depois buscamos o laudo de um médico veterinário para atestar que o animal está nestas condições”. A PM Ambiental informou ainda que no processo criminal serão descritas as despesas no tratamento do cão para que o tutor arque com os custos.
Assista o vídeo que mostra o animal sendo retirado do local:
Fonte: Blog do Roberto Lorenzon