Ao resgatar um cachorro da Arizona Humane Society, Elli Smith acabou tropeçando em outro caso, em que um filhote precisava urgentemente de sua ajuda. A fundadora do Sky Sanctuary Rescue olhou o estacionamento e viu uma senhora correndo segurando um pequeno animal nas mãos, que estava totalmente mole e imóvel. Ela sabia que o animal provavelmente seria induzido à morte pela Humane Society, então resolveu agir.
Smith correu até o saguão onde a senhora pedia ajuda, e depois de se apresentar a ela, Smith entregou seu cartão. Ela voltou para seu carro, pedindo em pensamento que a senhora ligasse para ela, pois sabia que o filhote não sobreviveria, então dez minutos depois Smith recebeu uma ligação da senhora dizendo que queria sacrificar o animal, mas a mulher pediu para que a senhora levasse o filhote até seu veterinário.
O filhote tinha apenas três semanas de vida e estava coberto de carrapatos. Penélope, como é chamada a cachorrinha, também precisava de uma transfusão de sangue o mais rápido possível. Por sorte, o veterinário, que é marido de Elli, tinha o candidato para a situação.
De acordo com o The Dodo, Elli Smith levou o cachorro da família, Murphy, até o hospital veterinário, e o animal imediatamente gostou do filhote. Segundo Elli, era como se ele perguntasse o que era aquela “pequena coisinha”, de forma curiosa.
Após a transfusão de sangue, o filhote voltou à vida. Smith escreveu em um post no Instagram que foi um momento especial e que imagina que Penélope deve estar muito grata a seu salvador, Murphy, que foi o doador. Depois que o filhote já estava fora de perigo, Rachel Hendricks, gerente da Pet Urgent Care, a levou para sua casa enquanto Elli Smith foi tentar encontrar a mãe da pequena Penélope.
Petúnia, a mãe de Penélope, estava com outros 25 cães morando do lado de fora de um cercado. Segundo o The Dodo, Petunia passou a vida em meio a um buraco de terra, e exposta ao clima, vento e sol. Felizmente, Smith conseguiu convencer o dono da propriedade, e levou a mãe do filhote junto com outros cães que precisam de cuidados. Petunia passou por tratamento de carrapatos e se reuniu com Penélope novamente.
Ao encontrar a bebê, Petúnia começou a lambê-la e deixou que Penélope mamasse. Smith acrescenta que Petúnia gosta de carinho na barriga e é muito extrovertida, enquanto Penélope gosta de ser confortada e ama estar com sua mãe de novo. As duas estão em um lar adotivo temporário e depois que Penélope completar 9 a 10 semanas, será a hora de procurar um lar e uma família definitiva para elas. Smith espera que elas encontrem uma família que dê o cuidado e atenção que as duas merecem.