EnglishEspañolPortuguês

ATIVIDADE DE RISCO

Cão que auxiliava nos resgates de pessoas na Turquia morre esmagado por escombros do terremoto

13 de fevereiro de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Twitter

Um cachorro de busca e resgate mexicano, batizado de Proteo, morreu na Turquia enquanto procurava vítimas do terremoto de magnitude 7.8 que atingiu o país há uma semana. A morte do pastor alemão foi anunciada, nesse domingo, pela Secretaria de Defesa Nacional mexicana. Apesar disso, as circunstâncias da operação que matou o animal ainda não foram divulgadas pelas autoridades. Ele era um dos dez cães levados pelo Exército do México até o Oriente Médio.

“Obrigado, Proteo, por seu trabalho heroico, você cumpriu a missão do Exército mexicano. Os membros do Exército e da Força Aérea mexicanos lamentam profundamente a perda de nosso grande companheiro, o cachorro ‘Proteo’, você cumpriu sua missão como membro da Delegação Mexicana na busca e resgate de nossos irmãos na Turquia”, escreveu as Forças Armadas no Twitter.

Apesar de o Ministério da Defesa mexicano não ter detalhado, até o momento, como o cachorro morreu, a mídia mexicana relata que o episódio se deu enquanto ele procurava sobreviventes nos escombros. Sete dias após o abalo sísmico que destruiu inúmeras cidades turcas e sírias, o desastre deixou dezenas de milhares mortos nos dois países, segundo balanço divulgado nessa segunda-feira.

Nas redes sociais, internautas não economizaram elogios a Proteo pelos esforços prestados em território internacional. Algumas pessoas, no entanto, exigiram mais detalhes sobre a causa do óbito. Além dele, os militares também embarcaram para a Turquia com os cães Territorio, Timba, Barato, Balanceo, Bureta, Biosfera, Tardio, Kiara e Teología.

Nota da Redação: Apesar de ser, aos olhos da sociedade, uma atividade heroica, hoje já contamos com tecnologia avançada para substituir os animais em ações como estas, que envolvem um enorme risco. Lamentamos profundamente a morte de Proteo. Pequeno grande herói, descanse em paz.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo