Um cachorro pastor-alemão foi retirado de um contêiner que estava dentro de um terreno em Limeira (SP). O proprietário do local perdeu a guarda do animal e foi multado. Segundo a Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), a corporação recebeu diversas denúncias sobre a situação.
O resgate ocorreu no bairro Granja Machado. Os agentes tiveram que pular o muro do terreno, que é usado para armazenar produtos metálicos. O animal estava dentro do contêiner sem ventilação ou iluminação. De acordo com a agente Camila Ramos, que realizou o resgate, o local estava quente e havia uma panela de pressão com água barrenta para o cachorro.
Ramos disse ainda que foram deixadas rações jogadas no chão do contêiner. Quando o animal foi liberado, ele comeu a ração levada pelo Pelotão Ambiental e bebeu toda a água de um balde enchido pela corporação.
A agente disse que há cerca de uma semana a guarda tem recebido denúncias de maus-tratos animais naquele local. Segundo ela, as reclamações dão conta de que o animal fica trancado durante o dia no contêiner.
Multa e cão para adoção
O pastor-alemão foi levado para o Centro de Zoonoses e passou por atendimento veterinário. Foi colhido sangue e saliva para averiguar se ele não contraiu alguma doença.
O proprietário do terreno perdeu a guarda do cachorro, que foi levado ao Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, e recebeu uma multa de R$ 2 mil.
Fonte: G1