Por Walkyria Rocha (da Redação)
Após meses de audiências, a justiça foi feita para o cão JoJo, que está a salvo agora. JoJo iria ser morto depois de morder duas crianças, mesmo sendo um ato de autodefesa. As informações são do Care2.
JoJo viveu com seus donos e filhos sem nenhum incidente enquanto morava em sua casa anterior. Apenas depois que a família mudou-se para um trailer em um parque é que teve início esse seu comportamento. Seus tutores, os Wheeler, observaram que as crianças o provocavam e atiravam paus na direção de seu quintal para chamar a atenção do cão. Quando JoJo corria para a cerca, recebia um choque elétrico. As crianças faziam isso repetidas vezes por diversão, a despeito do pedido da família para que parassem.
Eventualmente, o incidente ocorreu quando dois meninos chegaram perto de JoJo e foram mordidos por ele, já que JoJo os associara à provocação. Jojo as mordeu em suas mãos e não causou ferimentos graves.
Pelas leis estaduais da Califórnia, um cão não pode ser rotulado como tendo comportamento vicioso se tiver sido provocado, e ainda assim ele foi retirado de seus tutores e apontado como tal. O Departamento de Controle Animal do Município de Los Angeles alegou que não havia evidência de provocação e condenou JoJo à morte, considerando-o uma ameaça.
No entanto, graças aos incansáveis esforços dos membros da Care2, Travis Rosquez e Denise Wheeler, a sentença passou a ser favorável a JoJo depois do requerida uma apelação. Rosquez e Wheeler tomaram diversas medidas para que JoJo fosse salvo, incluindo o contrato de um especialista em comportamento animal que constatou que não existia agressividade em JoJo e asseguraram uma representação legal gratuita, criando ainda uma petição para a Care2 divulgar o caso.
Agora JoJo está vivendo no Santuário Animal” Melhores Amigos” onde aguarda adoção. A família Wheeler não pode resgatar JoJo, mas são gratos por aqueles que ajudaram a salvá-lo ao logo desse calvário. Os defensores da causa deram início a uma campanha de financiamento público para ajudar nas despesas de JoJo dos últimos meses.