Por Raquel Soldera (da Redação)
Em Talcahuano, no Chile, a senhora Genoveva estava dormindo em sua casa quando sentiu que o som do mar estava se tornando mais intenso e próximo. Pela janela tentou ver o que acontecia e percebeu que a água estava a poucos centímetros da sua porta.
Ela imediatamente correu para sair da casa, junto da sua irmã, mas a falta de energia impediu que seguissem. Foi aí que seu cachorro Bongo começou a latir, indicando por onde deveriam ir.
“Assim que ficamos sem energia elétrica, o Bongo começou a latir para nos mostrar o caminho. Nos conduziu para fora da casa, e na mais completa escuridão nos conduziu até o morro. Não conseguíamos ver nada, mas nos sentimos seguras porque Bongo foi nosso guia e nos colocou em segurança num local seguro”, contou, emocionada, a senhora Genoveva.
As duas mulheres encontram-se bem, graças à coragem de Bongo.
Estima-se que em Talcahuano, no Chile, cerca de mil animais de estimação foram abandonados após a destruição do porto, por causa do tsunami que atingiu a região.
Karina Fuentes, membro do grupo de proteção animal ADLA, disse que o panorama é desolador. Muitos gatos e cachorros morreram afogados ou esmagados pelos escombros, e aqueles que se salvaram, vivem no meio dos escombros à procura de alimento.
“Fazemos um pedido urgente. Precisamos de comida, remédios e água. Não são só os cidadãos talcahuinos que vivem a tragédia, mas os animais também”, disse.
Com informações de PrensAnimalista