Uma idosa diagnosticada com demência que ficou inconsciente por 40 horas após desmaiar em meio a um campo de arroz em Chungcheong do Sul, na Coreia do Sul, teve sua vida salva por um cachorro. Baekgu, como é chamado o animal, permaneceu durante todo o tempo deitado ao lado da idosa, que sofreu um quadro de hipotermia e foi socorrida com vida graças ao cão, que manteve a temperatura corporal da tutora em níveis suficientes para mantê-la viva em dias frios com chuvas intensas.
Com 93 anos de idade, a coreana sofreu um mal estar em meio a uma plantação bastante alta e, por isso, a equipe de resgate não era capaz de avistá-la a olho nu. Numa tentativa de identificar a temperatura corporal da mulher, as autoridades recorreram ao uso de drones com sensor de calor, mas não imaginavam que só conseguiriam encontrá-la graças ao cachorro.
Isso porque a temperatura dela estava tão baixa que os drones não conseguiram identificá-la, mas Baekgu pôde ser localizado pelos equipamentos, que registraram um pequeno ponto de calor em meio à plantação. O animal era a única companhia da idosa no local.
Em entrevista ao portal “Korea Times”, a filha da idosa, identificada apenas pelo sobrenome Shim, fez questão de registrar o quanto está grata ao cachorro por ele ter salvo a vida de sua mãe. “Baekgu era um cachorro abandonado e se tornou parte de nossa família quando o salvamos três anos atrás”, afirmou. “Estou muito grata. Parece que ele retribuiu nosso favor”, completou.
Shim foi quem acionou a polícia após perceber o desaparecimento da mãe. A partir da denúncia, investigações foram realizadas e imagens de câmeras de segurança da região mostraram que a idosa havia saído do vilarejo onde morava acompanhada do cachorro. Após dois dias de buscas sem sucesso, as autoridades recorreram aos drones.
Cachorro recebe título honorário
Para homenagear Baekgu, o governo da província de Chungcheong do Sul decidiu conceder, nesta semana, um título honorário ao cão – isso é, uma honraria que destaca a importância do animal e o coloca como parte integrante da localidade. Com a homenagem, Baekgu passou a ser o primeiro cachorro de resgate honorário da Coreia do Sul, já que, por conta própria, decidiu resgatar a tutora, mantendo-a viva.
Desde abril, é possível oferecer títulos honorários a animais na Coreia do Sul, o que passou a ser realidade graças à Agência Nacional de Bombeiros, que formalizou a honraria.