EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Cão-robô disfarçado de raposa será usado para salvar animais em aeroporto

Experimento faz parte de esforços para diminuir o número de acidentes envolvendo o choque entre aves a aeronaves no Alasca (EUA)

31 de março de 2024
Redação Um Só Planeta
4 min. de leitura
A-
A+
Cão-robô é usado em várias atividades de segurança. Na foto, exemplar patrulha trens estacionados em pátio, na Alemanha. — Foto: Sven Hoppe/picture alliance via Getty Images

Pensando em colocar a tecnologia a serviço da biodiversidade, uma equipe de agentes do estado americano do Alasca decidiu algo novo para resolver um problema recorrente: o choque entre aves e aviões nos aeroportos da região.

No aeroporto de Fairbanks, um cão-robô foi escalado para fazer rondas, e será disfarçado de coiote ou raposa para espantar aves e outros animais próximo da pista onde trafegam as aeronaves, segundo a agência AP.

“O único propósito disto é agir como um predador e permitir-nos invocar essa resposta na vida selvagem sem ter de usar outros meios”, afirma Ryan Marlow, gerente de programa no Departamento de Transportes e Instalações Públicas do Alasca.

Antes desta iniciativa, outras tentativas foram feitas na região em busca de evitar as colisões. Porcos foram usados para tentar diminuir populações de aves, comendo seus ovos, e drones foram considerados, porém descartados, para espalhar sprays que afastariam pássaros, com líquidos como suco de uva.

A equipe decidiu não usar peles de animais no disfarce para garantir que Aurora, como é chamado o cão-robô, permanecesse à prova d’água.

No ano passado, ocorreram 92 incidentes com animais em aeroportos do Alasca, incluindo dez em Fairbanks, de acordo com um banco de dados da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos.

Aurora terá sempre um controlador humano com ela, podendo trabalhar na chuva ou na neve.

Se o teste for bem-sucedido, Marlow afirma que a agência poderia enviar robôs semelhantes para aeroportos menores, o que poderia ser mais econômico do que contratar equipes humanas.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo