Um cão que desapareceu durante as enchentes devastadoras no centro do Texas no início deste mês foi encontrado vivo com a ajuda de um colar com GPS rastreável.
Durante o feriado do Dia da Independência dos EUA (4 de julho), o Texas enfrentou inundações repentinas severas, especialmente ao longo dos rios Medina e Guadalupe. As enchentes deixaram um rastro de destruição, com mais de 100 mortes relatadas.
Erin Doguet estava a 2.400 km de distância, no Colorado, quando soube que seu rancho, localizado às margens do rio Medina, estava alagando e seu cão de guarda de gado, Ziva, havia desaparecido, segundo a People.
Mais de 200 animais do rancho haviam ficado sob os cuidados da irmã de Doguet, Shannon, e de uma cuidadora de animais, Taelyn.
“Ziva saiu correndo atrás de um predador ou possivelmente assustada pela grande tempestade, o que a levou para a parte traseira do rancho, que faz divisa com o rio Medina. Ao cruzar o rio, as águas subiram rapidamente, prendendo-a”, contou Doguet à publicação.
Doguet havia colocado em Ziva um colar com GPS da marca Tractive. Usando o aplicativo do dispositivo, ela ajudou a guiar Shannon e Taelyn até a localização de Ziva. Depois de passar cerca de 16 horas em um córrego alagado, e com a ajuda de um recurso sonoro do colar, Ziva foi encontrada e resgatada por Shannon e Taelyn.
“O aplicativo funcionou perfeitamente, nos guiando até ela”, disse Doguet à People.
Doguet afirmou que Ziva não estava ferida, mas exausta. A cadela bebeu água e descansou por mais de 12 horas ao voltar para casa.
“Manter os animais de estimação seguros, saudáveis e conectados às pessoas que os amam está no cerne do que fazemos”, disse Andrew Bleiman, vice-presidente executivo da Tractive, à Newsweek. “Histórias como a de Ziva nos lembram por que nosso trabalho é importante — elas nos inspiram todos os dias. Estamos muito felizes que Erin tenha conseguido se reunir com Ziva e trazê-la para casa em segurança, mesmo estando a mais de mil milhas de distância.”
Em todo o centro do Texas, outras histórias de sobrevivência surgiram em meio à devastação. Um cachorro chamado Superman foi encontrado no topo de detritos depois de ser arrastado pelas enchentes. Organizações de proteção animal, como a Austin Pets Alive!, abrigaram centenas de animais desabrigados, mobilizando veterinários, funcionários e voluntários para auxiliar no resgate.
Andrew Bleiman, vice-presidente executivo da Tractive, em comentários à Newsweek: “Momentos de caos — como tempestades, fogos de artifício ou desastres naturais — podem fazer os animais entrarem em pânico e fugir. Nessas horas, o rastreamento em tempo real da Tractive pode fazer toda a diferença.”
Erin Doguet disse à People: “Eu chorei muito quando soube que a encontraram viva! Quando o colar continuava mostrando a mesma localização por horas no rio, eu temi que ela estivesse morta.”
Suzie Chase, oficial de assuntos comunitários da Austin Pets Alive!, disse anteriormente à Newsweek: “A comunidade do centro do Texas tem sido incrivelmente generosa, doando ração enlatada, cobertores, toalhas e caixas de transporte. Eles se voluntariaram para ajudar a transportar animais do condado de Kerr e auxiliar nos esforços de busca e resgate. Estamos muito gratos!”
A Austin Pets Alive! anunciou em uma publicação no Facebook na quarta-feira que seus esforços de resposta às enchentes continuam.
“Você pode nos ajudar a continuar apoiando os animais de estimação e suas comunidades no centro do Texas por meio de doações de fundos ou suprimentos, voluntariado, acolhimento temporário ou adoção”, disse a organização.
Traduzido de Newsweek.