Um cachorro se tornou herói depois de salvar um alpinista ferido nas montanhas da Croácia. O cão, chamado North, manteve Grga Brkic aquecido por 13 horas, depois que o alpinista caiu durante uma caminhada e ficou impossibilitado de se locomover.
Um grupo de três pessoas saiu para uma caminhada de fim de semana na cordilheira Velebit, ao longo da costa adriática da Croácia, quando o acidente aconteceu. A equipe estava seguindo por uma trilha estreita, quando os dois à frente notaram que Brick não estava mais os acompanhando.
Segundo os primeiros socorristas, foi o cachorro, da raça Malamute do Alasca, de oito meses, que salvou a vida de Brick. O serviço de resgate informou que o cão teria se enrolado em torno de Brkic e o aqueceu durante a missão de resgate em baixas temperaturas.
North ficou na guarda de seu tutor por 13 horas, até que um grupo de 27 socorristas finalmente os alcançaram, a quase 1.800 metros de altitude. A operação de salvamento foi de alta complexidade, devido as condições climáticas e o difícil acesso. “O deslocamento já é muito exaustivo por ser em subida e com camadas muito espessas de neve. O frio tornou o salvamento ainda mais cansativo e exigiu muito de nós, fisicamente”, relatou o Serviço de Resgate nas Montanhas.
“Este cãozinho é um verdadeiro milagre. Os minutos e segundos antes de eles chegarem foram muito lentos”, disse o alpinista para um jornal da cidade.
North saiu ileso do acidente. No entanto, o serviço de resgate que atua nas montanhas croatas, alerta que não é recomendado levar animais para as trilhas, pois as difíceis condições, principalmente durante o inverno, são muito perigosas para eles, pois para manter as mínimas condições de segurança é preciso utilizar equipamento especializado.
“A amizade e o amor entre o homem e o cão não conhece limites. Devido a uma série de circunstâncias eles desceram a encosta juntos ontem à tarde. North passou sem ferimentos, mas seu amigo Brkic não teve tanta sorte. Sua fidelidade não acabou com a chegada do resgate, ele também foi um socorrista quando guardou seu tutor por 13 horas. Com este exemplo, todos podemos aprender mais sobre como cuidar uns dos outros”, escreveu a equipe do Serviço de Resgate na Montanha da Croácia, em uma nota publicada nas redes sociais.