O cãozinho doméstico de um casal em Gurupi, sul do estado, quase ficou cego e perdeu as unhas das patas da frente após cair em um poço abandonado e passar 14 horas tentando escapar. O buraco de quase cinco metros de profundidade, com água pela metade, fica em um terreno baldio com o mato muito alto no setor Bela Vista.
“Vim cortando o capim e escutei ele roncando porque estava muito fraco já. Cortei aqui e consegui ver ele. Foi quando gritei e veio minha esposa junto com os vizinhos e limpamos o caminho”, contou o universitário Bruno Coelho Milhomem.
O Rock ficou bastante debilitado, mas está em casa se recuperando. Ele ficou com sequelas nos olhos e está com uma proteção no pescoço enquanto faz o tratamento. Também perdeu as unhas das patas da frente pelas repetidas vezes em que arranhou as paredes do poço tentando sair.
A engenheira florestal Michele Menezes ainda se preocupa com o poço abandonado, mas está aliviada após encontrar o animal. “Muita sorte. Eu falo que em todos os momentos foi Deus porque a gente já tinha procurado o bairro inteiro e graças a uma vizinha a gente teve a ideia de vir procurar [no matagal]”, disse.
Apesar do final feliz a preocupação continua, pois os moradores da região acreditam existir mais poços abandonados porque a área é formada por quatro terrenos desocupados e com mato alto. “Isso é falta de cuidado. Pode juntar uma cobra e picar um. Eu acho que devia mandar limpar”, reclamou o aposentado Gerônimo Duarte da Silva.
Em meio ao capim também tem pneu acumulando água da chuva. “Está muito perigoso porque nesse setor tem muito malandro e o mato está alto demais. Está perigoso demais para a gente”, disse o lavrador Benício Ferreira.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Gurupi informou que nessa quinta-feira (12) será enviado um fiscal de posturas ao local para verificar a situação e o proprietário do imóvel será notificado a tomar providências quanto à cisterna e a limpeza do local.
Também acrescentou que em breve estará notificando todos os proprietários de terrenos a realizarem a limpeza dos seus lotes e caso o dono do imóvel não realize a limpeza no prazo estipulado, a prefeitura realizará o serviço e cobrará a taxa no IPTU.
Fonte: G1