A história do cãozinho Vaguito é um exemplo de amor e lealdade. Ela foi compartilhada nas redes sociais por Jolie Mejía que, na companhia de sua família, visitou a praia de Punta Negra, no Peru. Lá, ela encontrou um cãozinho, em estado meditativo, olhando fixamente para o oceano. O animal ficou na mesma posição por horas e chamou a atenção de Mejía, que procurou descobrir a origem e a história do cachorrinho.
Conversando com moradores e comerciantes da região, ela descobriu que o cão se chama Vaguito e espera incansávelmente pelo seu tutor, um pescador que foi para alto-mar e, infelizmente, morreu afogado após um naufrágio. Jolie pensou em adotá-lo, mas notou que o animal está muito bem cuidado. Ela foi informada que ele não tem um lar, mas recebe alimento, carinho e acolhimento de todos da região, que admiram sua história de amor e lealdade.
Vaguito é amparado principalmente por uma moradora da região, que o abriga eventualmente, mas prefere passar a maior parte do dia na praia, fitando o horizonte. Ele anseia pelo reencontro com o seu companheiro amado. O cãozinho é muito querido por todos na região. Ninguém pensa em prendê-lo ou privá-lo de olhar o oceano, uma rotina sagrada para o cãozinho, a única conexão que ele ainda tem com o seu antigo tutor.
Mejía espera que a história do cão ajude a conscientizar a sociedade sobre a importância que os animais domésticos têm para as famílias e o quanto eles amam profundamente seus tutores.