O cãozinho Nick, de 11 anos, da raça lhasa apso, engoliu um caroço de pequi e precisou ser socorrido por veterinários, em Goiânia, Goiás. Conforme relato dos profissionais que atenderam o animal, ele chegou na clínica com um quadro de vômito frequente, falta de apetite e prisão de ventre.
A veterinária Dalila Queiroz Cassimiro contou em entrevista para o G1, que o cachorro passou por exames clínicos para definir o diagnóstico, mas que a suspeita desde o início era que havia um corpo estranho preso no intestino dele.
O cão realizou um exame de ultrassom e as imagens revelaram a razão do mal-estar: um caroço de pequi entalado no estômago. O caso aconteceu na terça-feira (30). “Com esse histórico de vômitos e prisão de ventre, sempre marco um ultrassom. Ele já era meu paciente e sei que ele é um cachorro atípico. Sei que tudo que cai no chão, ele vai comer. Pelo fato de o pequi ter um cheiro forte, acredito que ele já foi comer”, esclareceu Dalila.
O animal passou por uma intervenção para a retirada do caroço. Depois do procedimento, Nick segue em se recuperando e fazendo um acompanhamento médico. A equipe veterinária explicou que se o caroço de pequi tivesse obstruindo o intestino, seria necessário realizar uma cirurgia.